PRIMEIRO PASSO – UM GRANDE DESAFIO!

61
0
COMPARTILHAR

Hoje inicio um novo momento em minha vida, momento este que não posso deixar passar sem citar um dos maiores e mais conceituados escritores da narrativa brasileira, Graciliano Ramos.

Um nordestino de família de classe média e autor de vários livros. A ele devemos o texto das lavadeiras de alagoas, texto simples, mas cheio de nobreza, onde se pode sentir a sensibilidade daquelas mulheres que cuidavam tão incansavelmente daquelas roupas. Para traduzir o seu sentimento e sua sensibilidade ao que é escrever um texto. Graciliano Ramos dizia que: “ Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer”.

A palavra foi feita para dizer algo bom ou ruim, mas ela tem que ser bem pensada, bem elaborada, pois é dela que constrói um texto, uma poesia, uma narrativa sublime e peculiar. Escrever é um grande desafio, as palavras precisam se encontrarem como em um romance, onde casais apaixonados cruzam olhares e trocam caricias, é isto que um texto tem que ter coesão, expressar o mais profundo sentimento, um autor, ao escrever um texto, seja ele um trabalho acadêmico, um texto livre, um editorial para se fazer entender este autor precisa se utilizar de um bom repertório de leitura, precisa desconstruir paradigmas, ser imparcial e construir uma nova ideia, uma nova propositura de leitura.

Ao me lançar novamente neste desafio da escrita, me sinto muito feliz, mesmo sendo inevitável acordar a noite, pensando na responsabilidade que a partir de agora será uma constância em minha vida. Levar aos leitores um conteúdo leve, critico, inteligente será muito mais que um desafio, o leitor merece toda minha dedicação, pois, como as lavadeiras que cuidavam das roupas com tanto apreço, a escrita merece todo nosso respeito e compromisso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório