OUTUBRO CHEGOU!!!

62
0
COMPARTILHAR
Alvarina Gomes – Colunista

O mês de outubro nem sempre foi o mês dez, como ele é proveniente do calendário romano foi mantido durante muito tempo como sendo o mês oito, no latim “octo” devido ao calendário se iniciar no mês de março. Porém no período de 1502–1585 o papa Gregório XIII, instituiu o calendário gregoriano, onde o mês de outubro passou a ser o décimo mês do ano, pois, foram acrescentados os meses de janeiro e fevereiro. O calendário Gregoriano inicialmente foi criado na Europa e hoje é disseminado pelo mundo inteiro para marcar o ano civil, facilitando assim a união entre as nações.

Pois bem, outubro chega e com ele chegam também os eventos, as datas comemorativas, os aniversários de casamento, nascimento, falecimentos, mas ainda continuamos com a falta de pautas, que sejam coerentes e eficazes quando o assunto é sobre políticas para o desemprego, para a segurança alimentar, para os negros, para as mulheres, para a comunidade LGBT, para educação, para a saúde, para a segurança pública, enfim, até aqui nada de tão diferente dos outros meses do ano, exceto pelo fato de que o mês de outubro é o mês onde existem quatro eventos que destacamos ser de extrema importância para nossa sociedade.

Para os católicos este mês trás as festividades de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Pedimos a Nossa Senhora Aparecida que esteja sempre presente na vida das pessoas, pois ela é símbolo de amor, fé e esperança. É nela que também depositamos a esperança de dias melhores para todos.

Também homenageamos nossas crianças e nossos professores. As crianças são o símbolo do nosso futuro, são para elas que devemos pensar em qual mundo queremos que elas vivam, em qual tipo de sociedade e qual tipo de pensamento elas poderão ter. O papel é árduo, mas valerá a pena!

Aos professores pensar como seria nossa sociedade se não houvesse a presença de cada um. Pessoas que se disponibilizam em prol do outro. Como dizia Paulo Freire “ A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas e essas pessoas transformam o mundo”. Parabéns a vocês que fazem a diferença em nossas vidas.

Quantas informações traz este mês de 31 dias, quantas curiosidades e atividades. Outubro! É também o mês escolhido para encampar a campanha de prevenção do câncer de mama, foi intitulado como outubro Rosa, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Ele pode ser acometido por mulheres e homens, atualmente existe cerca de 28 % de mulheres em tratamento, enquanto que nos homens o percentual chega a 1% de novos casos.

Vai aqui o nosso ALERTA, a você mulher, mãe, esposa, filha, faça a prevenção, se ame, se cuide!

Mesmo diante de todos os fatores sociais, econômicos já elencados, não deixemos de exercer o dever de nos cuidar e também cuidar de quem amamos. Vá a uma unidade de saúde, busque orientação de como fazer sua mamografia, também não deixe de fazer rotineiramente seu autoexame. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

Não deixem a doença bater à sua porta, a prevenção ainda é o melhor caminho. Por isso mulheres e homens façamos a nossa parte….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório