Lar São Francisco de Assis de Itirapuã

296
0
COMPARTILHAR

Cada história de vida traz uma beleza única

O Lar São Francisco de Assis de Itirapuã, abriga em caráter de longa permanência, pessoas idosas, carentes, desamparadas, incapazes de prover o seu próprio sustento, sem qualquer discriminação de sexo, cor, raça, nacionalidade, crença religiosa ou filiação política. Ao todo são 20 residentes sendo 07 mulheres e 13 homens. A instituição assegura-lhes tratamento assistencial equânime, provendo os recursos materiais necessários à subsistência e bem-estar de forma simples e suficiente para a sua boa saúde, tendo como base o conceito de que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
Dessa maneira, o Lar segue todos os critérios da boa assistência social e psicológica aos abrigados, possibilitando desejável convivência comunitária, favorecendo assim o surgimento e desenvolvimento de aptidões para que os residentes façam as suas escolhas com autonomia e desembaraço. Todos os residentes são seguidos pelo setor de saúde local que supre com qualidade e credibilidade as necessidades clinicas dos internos.
O acolhimento dos idosos com 60 anos ou mais, portadores ou não de necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade social se faz pelo fato de que alguns deles já não conseguem desempenhar atividades da vida diária (como andar, vestir-se, cozinhar, etc) e tarefas simples se tornaram um grande desafio dependendo de suas limitações e grau de dependência.
Cada história de vida traz uma beleza única e embora, às vezes, permeada por um trajeto de solidão e carência, é bem interesante descobrir como cada um viveu e sobreviveu a tantas adversidades e desenvolveu a resiliência que os permite carregar consigo um grande sorriso.
O envelhecimento tende a ser delicado e doloroso para muitos idosos. Muitos dos pacientes institucionalizados possuem familia, mas em algum momento da vida se depararam com o abandono familiar ou com o isolamento, enfrentando a solidão, a carência e a debilidade e, é nesse momento, que o Lar São Francisco de Assis os acolhe, como se fosse uma nova grande família resgatando a esperança, o desejo de viver e a alegria dos residentes.
Esses idosos adoram ficar na varanda do Lar (tal como visto na foto) por onde transeuntes que passam na rua conversam com eles e ouvem as histórias que eles têm a contar. O Lar dispõe de um horário de visitas que é sempre esperado por eles com muita ansiedade, já que pessoas anônimas os visitam e, por vezes, trazem não só doações materiais, mas também, doam um tempo com eles.
Continuamente, são encaminhadas aos órgãos públicos propostas para obtenção de benefícios e melhoramentos para os seus abrigados. Mas, também, são estimuladas a criação de parcerias voluntárias público/privadas, nos termos da legislação pertinente, visando aprimoramento e execução de programas sociais em benefício dos residentes.
Municipes da cidade de Itirapuã e da região, que se identificam e apóiam o trabalho do Lar São Francisco de Assis, promovem e prestigiam eventos em prol da instituição como rifas, bailes e leilões. Para dar continuidade a esse trabalho faz-se necessário que cada vez mais pessoas se envolvam com a Instiuição.
Conheça o lar, visite nossos residentes e participe de nossas ações.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório