Banco de Sangue Municipal de Cordão Umbilical e Placentário para o município foi o pedido de Hugo Zotti

14
0
COMPARTILHAR

Na sessão legislativa realizada na noite desta segunda-feira, 18 de março, o vereador Hugo Zotti Rocha solicitou ao prefeito Carlos Eduardo Donnabella (Caburé), para que estude a possibilidade, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, de ser criado o Banco de Sangue Municipal de Cordão Umbilical e Placentário em Monte Santo de Minas.

Hugo Zotti justificou seu pedido, que foi aprovado por unanimidade, salientando que a presente indicação diz respeito não só a um banco de sangue com características não convencionais, mas também a vida propriamente dita e a possibilidade da coleta de células-tronco.

Observa o vereador, que tal procedimento é simples, indolor para a mãe e para o recém-nascido, não expondo nenhum deles a qualquer espécie de risco. A grande vantagem deste método é a facilidade da coleta que é feita imediatamente após o parto, de preferência com a placenta ainda no útero. O cordão umbilical é grampeado, cortado e o sangue é espontaneamente drenado para um recipiente próprio.  

Finaliza Hugo Zotti, explicando que após a coleta do sangue do cordão umbilical, o material é transportado para o laboratório de criopreservação para seu processamento. Da bolsa inicial são retiradas amostras para realização de contagem de células nucleares totais e teste de esterilidade, além do tratamento de várias doenças onco-hematológicas, hematológicas e oncológicas.         

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório