63 anos educando com Amor

254
0
COMPARTILHAR

Visitamos a Creche Samaritano, que tem como Presidente da Instituição, o Sr. Reinaldo Célio Rodrigues, que junto a sua equipe, vem desenvolvendo um trabalho que envolve escola e a família em ações fantásticas. A nossa conversa foi com a Assistente Social Lidiane. Então, vamos contar um pouco desta história.

“A história do Samaritano tem uma curiosidade, pois foi pensado por um grupo de homens. Na ocasião, o mercado de calçados estava aberto às mulheres. Estas saiam para trabalhar, mas não tinham onde deixar as crianças. Então, este grupo de homens da Igreja Presbiteriana, liderado pelo Reverendo Nicanor, teve como ideal construir um espaço para acolher estas crianças. Começaram então, fazer arrecadação com algumas campanhas, e logo teve a doação do terreno, na ocasião, pelo Prefeito Onofre Gosuen. Então, foram fazendo campanhas para construir a primeira creche, que é a Unidade 1. Hoje, somos 06 unidades de creche, sendo 05 no município de Franca e 01 na cidade de Ibiraci/MG, e mais a Escola Particular. No mês de Outubro completamos 63 anos de história”, nos conta Lidiane, que diz ter sido aprovada na Câmara, a Lei Municipal decretando a data de 10 de Outubro como sendo o Dia do Estudante Samaritano.

“Como Assistente Social junto à equipe da escola, temos a preocupação com todas as etapas do desenvolvimento humano. Então, atendemos desde a primeira infância nas creches com o berçário, na escola particular desde o Infantil ao Ensino Médio e trabalhamos também com as famílias na Escola de Pais, que é a ponte entre família e escola, que se estende à comunidade, porque hoje a educação é um desafio. Diante de tanta tecnologia as informações chegam a uma velocidade incalculável. Temos vários projetos com estas vertentes do amor, preservamos e valorizamos muito a participação das famílias em todo o cronograma institucional. Também estendemos o nosso trabalho aos idosos, tanto da escola particular como da creche, com o Projeto Envelhecer, que atende os avós das crianças, com atividades em 04 oficinas: a informática, a ginástica, a hidroginástica e a aula de artesanato”, nos disse a Assistente Social, que completou comentando que os pais têm suas ocupações, as crianças ficam na escola e seus avós ficavam ociosos esperando a hora de buscar os netos. Então, a criação do projeto foi fundamental.

Perguntei para Lidiane sobre o que O Samaritano tem de marco para a nossa cidade? “Nosso lema é Educando com Amor, em todas as etapas da vida, já que aqui atendemos desde o berçário até o idoso, então, o nosso marco está ligado à valorização da vida, pois o trabalho também se estende a comunidade ao nosso redor. É um trabalho que faz a diferença para a nossa cidade”.

A comemoração dos 63 anos foi marcada por uma celebração no dia 05 de outubro na quadra do CEBS 1, com a presença da Banda Phileo, de Ribeirão Preto e a Palestra com Reverendo Carlos Ribeiro.

Fechando a nossa entrevista, a Assistente Social Lidiane deixa uma mensagem sobre o Amor: “Vamos investir nas relações, pensar a todo o momento que o Terceiro Setor tem um papel muito importante na comunidade, um diferencial no atendimento às crianças, jovens e idosos. Investir mesmo no crescimento, no ser humano, acreditar que é possível”. Aproveitando o momento, o Presidente nos deixou uma mensagem: “Ninguém é tão grande que não possa aprender , nem tão pequeno que não possa ensinar”. (Esopo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório