Três cafés de Rondônia participarão do Coffee of the Year 2017, na SIC

68
0
COMPARTILHAR

Três cafés de Rondônia estão entre os 10 melhores para participar do Coffee of the Year 2017, premiação que acontecerá durante a Semana Internacional do Café(SIC), em Belo Horizonte, de 25 a 27 de outubro. Os produtores classificados são do município de Cacoal, com a variedade conilon, e estão participando pela primeira vez do evento.
Os cafés produzidos em Rondônia têm potencial para a qualidade da bebida, que apresenta sabores característicos da região Amazônica e atributos que os classificam como cafés raros, em relação ao aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torração e qualidade. No estado são produzidas 1,9 milhão de sacas de 60 quilos de café, uma área de 83,3 mil hectares, onde os principais produtores são os municípios de Cacoal, Nova Brasilândia do Oeste, Alta Floresta, São Miguel do Guaporé e Alto Alegre dos Parecis.
De acordo com o agrônomo Janderson Dalazen, da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO), o governo incentiva a cultura do café por meio do Programa Plante Mais, além da distribuição de calcário e assistência técnica para os produtores: “em setembro realizamos o segundo concurso com cafés, que evidenciou a qualidade das bebidas. Foi daí que resolvemos enviar amostras para a competição nacional”, explicou.
Avaliados por classificadores profissionais com base nas provas da Associação de Cafés Especiais (SCA), bem como notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI), os 10 cafés conilon selecionados para participar do Coffee of the Year 2017 estarão disponíveis na SIC em térmicas sem identificação para uma degustação ás cegas realizada pelo público visitante do evento, que escolherá a melhor das bebidas. O resultado do vencedor será divulgado no dia 27 de outubro.
Segundo Dalazen, a classificação motiva os produtores de Rondônia a investirem em qualidade, tornando o estado mais competitivo e com produtos para mercados exigentes. No ano passado, o vencedor do Coffee of the Year na modalidade conilon foi o produtor José Carlos de Azevedo, de Nova Venécia (ES).
Fonte: CaféPoint
Foto: Café Editora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório