Safra dos Cafés do Brasil estimada em 58,08 mi de sacas em 2024

18
0
COMPARTILHAR

Levantamento de janeiro indica que área de produção de Coffea arabica ocupará 1,82 milhão de hectares e Coffea canephora 391,7 mil hectares

Por Redação

hot drink with Brazil flag

A produção da safra dos Cafés do Brasil prevista para o ano-cafeeiro 2024 foi estimada, inicialmente, em um volume físico equivalente a 58,08 milhões de sacas de 60kg. Dessa forma, uma performance que implica acréscimo em torno de 5,5% em relação à produção total colhida no ano anterior.

Sobretudo, citado volume inclui a produção de 40,74 milhões de sacas da espécie de café Coffea arabica (café arábica). Que representam 70% da safra nacional prevista. E, adicionalmente, 17,34 milhões de sacas da espécie de Coffea canephora (café robusta+café conilon). Que correspondem, pois, a 30%, caso tais números se confirmem em nível nacional.

Safra dos Cafés do Brasil

Neste contexto, a área total destinada atualmente ao cultivo dos Cafés do Brasil das duas espécies citadas, em 2024, é de 2,25 milhões de hectares. Ou seja, número que representa um ligeiro acréscimo de 0,8% em relação à safra anterior.

Nesse sentido, tal área contempla 1,92 milhão de hectares efetivamente em produção. Os quais denotam, antes de mais nada, um crescimento de 2,4% em relação ao período anterior.

E, ainda, mais 336,3 mil hectares na fase de formação. A despeito de essa área registrar uma redução de 7% na comparação com o mesmo período anterior.

Café arábica

Em relação, especificamente, ao C. arabica, a estimativa indica que a área total de cultivo da espécie será de 1,82 milhão de hectares. E que, desse total, 1,53 milhão de hectares estão em fase efetiva de produção. Além de 297,5 mil hectares que ainda encontram-se em fase de formação.

Assim, o cultivo do C. arabica corresponde a 80,9% da área total destinada à cafeicultura em nível nacional no ano-cafeeiro 2024. Com base em tais números, portanto, constata-se que a produtividade média dessa espécie de café pode ser estimada em 26,7 sacas por hectare.

Café canéfora

Em seguida, complementando-se esses dados com a área utilizada pelos cafés da espécie de C. canephora, a área total de cultivo da espécie foi estimada em 430,5 mil hectares. Sendo 391,7 mil hectares empregados efetivamente na produção deste ano. E mais 38,9 mil hectares em fase de formação.

Dessa forma, a área empregada no cultivo desta espécie de canephora representa em torno de 19,1% do total do cultivo da cafeicultura no País. Acima de tudo, caso tais números se confirmem, a produtividade média da espécie atingirá 44,3 sacas por hectare.

Em suma, os dados estatísticos desta análise da safra dos Cafés do Brasil em 2024, pelo Observatório do Café, são do 1° Levantamento da Conab.

Extraído do hub do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório