Referência de ensino em Guaranésia, E. E. Carvalho Brito comemorou 111 anos de existência no dia 7 de setembro

729
0
COMPARTILHAR

 

Guaranésia: – Coincidentemente, neste mês de setembro comemoram-se duas importantes datas no calendário de Guaranésia. A primeira é o aniversário da cidade no dia 16, a outra data, não menos importante, é no dia 07 com a inauguração da E.E. Carvalho Brito.

Neste ano de 2018 a entidade de ensino completou 111 anos de existência, portanto fundada em 1907. Para celebrar este acontecimento participaram do programa de entrevista Expresso, comando do radialista Antônio Claudio, a atual diretora Carla Nardi, a ex-diretora Hercília Minchillo Lopes e a Assessora do Departamento de Cultura & Turismo da Prefeitura Flaviana Cristina.

Foi um bate papo agradável onde os ouvintes puderam conhecer um pouco mais da história deste templo do saber. Inicialmente Carla disse que sua vida, se confunde com a vida do Carvalho Brito, o porquê disto? É que a sua avó (Maria Pereira Guimarães Fragoso), foi diretora por 29 anos, sua mãe foi professora e ela mesma estudou no Carvalho Brito.

Na sequência Dona Hercília contou um pouco dos 28 anos em que esteve à frente da Diretoria. Ela mesma se intitula como ter sido uma diretora rígida com os alunos. Porém neste período todo aconteceu uma única vez de um estudante ser expulso da escola. O mesmo agrediu uma professora e isto causou uma grande comoção. Neste caso, Dona Hercília não teve alternativa a não ser expulsar o aluno. Porém lhe concedeu o direito de estudar em outra escola.

Depois foi a vez de Flaviana contar um pouco da pesquisa que fez sobre o Carvalho Brito. Flaviana apurou em seus estudos que o primeiro local da construção da escola foi onde é hoje a Câmara Municipal, permanecendo ali por 22 anos, portanto até 1.929. Segundo Flaviana no início de sua construção o atual prédio do Carvalho Brito era bem simplório. Não contava com cozinha e galpão, só com o passar dos anos é que foi se estruturando. Flaviana também citou um fato marcante da escola em 1.938, duas crianças Jorge e Maria Stracieri, ambos irmãos de 9 e 11 anos, pegaram tuberculose, que os levou a óbito.

Já no finalzinho da entrevista Dona Hercília e Carla Nardi concluíram suas explanações dizendo que se orgulham muito do Carvalho Brito. Pois em 2007, a escola pontou em 1º lugar no estado de Minas e em 4º no Brasil no ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório