Reunião será realizada nesta segunda-feira (8), às 9 horas, no município de Três Corações
A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar nesta segunda-feira (8/8/22), às 9 horas, uma audiência pública para debater a viabilidade da recomposição integral da ferrovia que liga Três Corações (Sul de Minas) a Cruzeiro (SP). O objetivo é possibilitar a reativação completa das operações ferroviárias nesse trecho.
A reunião, que vai ocorrer na Câmara Municipal de Três Corações (Avenida Quinto Centenário do Brasil, 1010, Bairro Santa Tereza), foi solicitada pelos deputados João Leite (PSDB) e Gustavo Mitre (PSB), presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente.
Segundo a justificativa dos parlamentares no requerimento que deu origem à reunião, a reativação das operações ferroviárias no referido trecho é relevante para o transporte de cargas e de passageiros, o que fomentará a economia local.
“Importante salientar que o ‘trem turístico’ já é realizado entre os municípios de Soledade e Passa Quatro, sendo necessárias adaptações pontuais para que todo o trecho esteja apto a ser objeto do transporte de ambos os seguimentos”, destacaram os deputados.
Convidados
Para a reunião, foram convidados representantes da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, da prefeitura e da Câmara Municipal de Três Corações, bem como prefeitos e vereadores de outras cidades da região.
Também foram chamados representantes da MRS Logística S.A. e da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, além de integrantes de associações comerciais, de produtores rurais e ligadas ao transporte de cargas e de passageiros, entre outros convidados.