Projeto “Educação Patrimonial” despertará a valorização do patrimônio histórico em alunos

255
0
COMPARTILHAR

A iniciativa tem como objetivo despertar nos alunos das escolas de Arceburgo a valorização dos patrimônios históricos pertencentes ao município, e a importância de preservá-los. Projeto é parte das comemorações dos 107 anos de Emancipação Político-Administrativa do município.

 

Arceburgo:- Uma série de atividades será realizada 27 de agosto, no Clube da Praça, as 08 horas da manhã, visando valorizar o legado histórico e cultural de Arceburgo. O objetivo é incentivar o conhecimento e a criação de projetos, refletindo o aprendizado e o comprometimento da comunidade escolar através de apresentações e visitas in loco aos bens tombados do município.

Intitulado “Arceburgo é meu Patrimônio”, o projeto que é vinculado à Secretaria Municipal de Educação abordará não só o contexto histórico-cultural, mas também o meio ambiente e o cuidado pessoal dos bens patrimoniais do município que fizeram e ainda fazem parte da história arceburguense.

Rosangela Claret Peres, Secretaria Municipal de Educação fala sobre a importância de se trabalhar a consciência patrimonial com os estudantes: “Hoje, patrimônio também é sinônimo de proteção, zelo e cuidado. É preciso cada vez mais despertar esses conceitos de Patrimônio Histórico, manifestando-se através da educação patrimonial”, disse.

Felipe Borges, Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural e Chefe do Setor Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, e responsável pelo projeto, também acrescentou que essa iniciativa é uma grande oportunidade de reflexão no ambiente escolar, por compreender que a consciência para a preservação deve ser despertada na escola, difundido as ideias eficazes de reconhecimento, preservação e valorização dos bens culturais e patrimoniais.

“É sempre necessário reconhecer a nossa própria história a partir do nosso patrimônio cultural valorizando sua identidade e memórias”, enfatizou Felipe.

As ações atendem às exigências do IEPHA e contam pontos para o município na captação do ICMS cultural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório