Prefeitura de Monte Santo é instada a criar programa de empréstimo de maquinários para pequenos e médios produtores rurais

11
0
COMPARTILHAR

O vereador Flavin Mathilha, em uma iniciativa louvável, apresentou um requerimento na última sessão do legislativo de Monte Santo, datada de segunda-feira, 25 de março, sugerindo a criação de um programa que emprestasse maquinários aos pequenos e médios produtores rurais do município. Sob o olhar atento do edil, tal programa seria um serviço crucial para impulsionar a agricultura local e melhorar as condições de trabalho desses agricultores.

Mathilha ressaltou a importância de iniciativas similares já existentes em outras cidades brasileiras, muitas vezes designadas como “Porteira a Dentro”. Tais programas têm como propósito primordial atender às demandas dos agricultores, possibilitando a execução de diversas tarefas em suas propriedades, desde obras de pequeno porte até a conservação e recuperação de estradas de acesso (galhos) em suas propriedades, incluindo a aplicação de cascalho e brita. Essas ações, quando implementadas de acordo com as regulamentações ambientais vigentes, têm o potencial de estimular significativamente a atividade rural local.

O vereador destacou ainda que além de beneficiar diretamente os produtores rurais, a criação de um programa desse tipo poderia facilitar o acesso a maquinários por meio de emendas parlamentares concedidas por deputados estaduais e federais. Dessa forma, a execução do programa seria assegurada, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura em Monte Santo.

Diante da aprovação do requerimento pelo legislativo municipal, agora é aguardada a ação do prefeito Carlos Eduardo Donnabella (Caburé), para que sejam tomadas as medidas necessárias para a implementação desse programa. A expectativa é de que essa iniciativa proporcione benefícios significativos não apenas para os agricultores, mas também para toda a comunidade, promovendo o crescimento econômico e social do município.

Em tempos onde a agricultura familiar desempenha um papel fundamental na segurança alimentar e no desenvolvimento rural, medidas como essa são essenciais para fortalecer o setor e garantir o bem-estar da população rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório