Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida em Paraíso

36
0
COMPARTILHAR

CIN vai substituir o RG incluirá números de diversos documentos do cidadão e contará com elementos digitais de segurança

Por: Ralph Diniz

A partir desta semana, moradores de São Sebastião do Paraíso já podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que vai substituir o antigo Registro Geral (RG). A CIN é um documento único e válido em todo o território nacional, que unifica os possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação. Além disso, a carteira também é digital e pode ser acessada pelo aplicativo GOV.BR, após a emissão da versão física.

O servidor da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso, Roney Vilaça, explica que a nova CIN traz diversas vantagens para os cidadãos, como a inclusão do CPF, do título de eleitor, da carteira de estudante, entre outros dados, em um só documento. Ela também possui elementos de segurança, como o QR Code, que permite a verificação da autenticidade do documento, e o código MRZ, que facilita a entrada em países do Mercosul, sem a necessidade de passaporte.

Para solicitar a CIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento, conforme o caso, sendo via original ou cópia autenticada, e o número do CPF. A primeira via da CIN é gratuita para todos. Quem já possui o RG antigo não precisa trocar imediatamente pela CIN, pois o modelo antigo tem validade até 29/02/2032, desde que esteja em bom estado de conservação e com foto atualizada.

Vilaça também presta esclarecimentos sobre quem pode solicitar a CIN e onde fazer o agendamento. “Qualquer cidadão maior de 16 anos pode solicitar a CIN. Sendo menor de 16 anos, somente acompanhado de um dos pais ou de um terceiro outorgado pelos pais trazendo consigo uma procuração com firma reconhecida em cartório e uma cópia de documento dos pais. Em São Sebastião do Paraíso, as pessoas podem procurar diretamente na UAI, localizada à Avenida Oliveira Rezende, 698, bairro Braz, onde poderão fazer o agendamento e aguardar atendimento, ou se preferirem, podem realizar o agendamento anteriormente pelo site www.mg.gov.br/pagina/agendamento-online-gratuito”, diz.

Ainda de acordo com o investigador da Polícia Civil, quem tem RG de outros estados pode fazer a CIN em São Sebastião do Paraíso, seguindo o mesmo procedimento. “O procedimento é o mesmo para essas pessoas caso queiram fazer sua CIN em nossa cidade. A CIN é um documento nacional e vai facilitar a identificação dos cidadãos em todo o país”, afirma.

A emissão da CIN em São Sebastião do Paraíso faz parte da implantação gradual do novo documento em Minas Gerais, que deve ocorrer até 11 de janeiro de 2024, segundo a Polícia Civil1. Outros estados, como Acre, Pernambuco, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, também já estão aptos a emitir a CIN2. A CIN é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Extraído do Jornal do Sudoeste 

Foto: Reprodução/mg.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório