Minas Gerais é o segundo estado com maior número de pequenos negócios com empréstimos garantidos pelo Fampe

14
0
COMPARTILHAR

Em dois anos, o fundo de aval do Sebrae já garantiu quase R$ 2 bilhões em crédito para as pequenas empresas mineiras

Cerca de 40 mil pequenos negócios mineiros receberam, entre 2020 e 2022, aproximadamente R$ 1,9 bilhão em empréstimos concedidos garantidos pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). Os valores avalizados no estado representaram 16% do total disponibilizado no país e 19% das operações viabilizadas em todo o território nacional. O resultado coloca Minas Gerais em segundo lugar no ranking dos estados com maior número de empreendimentos que tiveram acesso a crédito nas principais instituições financeiras com o apoio do fundo garantidor do Sebrae.

Criado em 1995, o Fampe já garantiu mais de 30 bilhões em crédito para 540 mil empresas no Brasil. Nos últimos dois anos, os valores das operações realizadas correspondem a cerca de 40% de todo o volume de crédito garantido desde a criação do fundo, e 39% de todas as operações.

Durante o período de pandemia, esse fundo de aval tem sido um dos principais mecanismos utilizados pelos pequenos empreendedores para terem acesso facilitado ao recurso financeiro. A falta de garantias reais é uma das principais barreiras desse público ao crédito. Em Minas Gerais, as instituições parceiras são: Caixa BDMG, Sicoob e Banco Original.

“Nesses últimos anos de grandes incertezas o Fampe foi um alento ao oferecer garantias àqueles que mais precisavam do financiamento para se manterem vivos no mercado. O Sebrae, além de apoiar as empresas com o fundo garantidor, também oferece orientação e acompanhamento ao tomador do crédito durante toda a vigência do financiamento, por meio do programa de Crédito Assistido. Essa ferramenta tem o objetivo de manter os pequenos negócios em dia com seus débitos”, afirma o analista do Sebrae Minas Igor Martins.

Para saber mais sobre o Fampe e como ter acesso o suporte do Sebrae Minas aos serviços financeiros, acesse o site credito.sebraemg.com.br, ou vá a uma das Agências de Atendimento da instituição espalhadas por todo estado. Há ainda o atendimento gratuito pelo 0800 570 0800.

Fonte: Ana Gabriella anagabriella@prefacio.com.br

Foto: medium-shot-smiley-people-with-smartphone

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório