Memorando ampliará participação de cafés produzidos por mulheres no mercado global

11
0
COMPARTILHAR

Documento assinado por ApexBrasil, BSCA e IWCA contribui com a autonomia econômica e o fortalecimento das organizações femininas da cafeicultura brasileira

Por Loreta

Estimular a participação de cafés produzidos por mulheres no mercado internacional. Esse é o foco principal de um memorando de entendimentos tripartite assinado pela presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmen Lúcia Chaves de Brito, a “Ucha”. E, ainda, pela presidente da International Women’s Coffee Alliance (IWCA), Miriam Monteiro. Por fim, pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana. Antes de mais nada, a assinatura aconteceu em São Paulo, neste mês de março.

Cafés produzidos por mulheres

De acordo com o Relatório Global de Lacuna de Gênero de 2023, a taxa de paridade de gênero na força de trabalho ainda é de 68,6%. De antemão, mantido o ritmo atual de evolução global, serão necessários 131 anos para alcançar a plena paridade.

Assim, incluir as mulheres de maneira isonômica na economia não é apenas justo e merecido. Mas, sim, mais eficiente e bom aos negócios, conforme relatório do Instituto Global McKinsey. Que reporta, desde já, que se houvesse plena igualdade salarial entre homens e mulheres, o PIB global poderia aumentar em até US$ 28 trilhões.

“Fomentar a inclusão e a capacitação feminina é crucial para que alcancemos a equidade de gênero. E isso integra os pilares de atuação da BSCA. Entendemos que o comércio exterior tem o poder de acelerar essa equalização. Pois as empresas que comercializam globalmente tendem a ser mais produtivas. Já que a exportação leva à expansão do mercado, ao crescimento das vendas e ao acesso a novas tecnologias. Não à toa, empresários que atuam em mercados estrangeiros geram mais e melhores empregos. Por sermos muito detalhistas, comunicativas e abertas às novidades, a inserção das mulheres nesses negócios internacionais pode trazer benefícios significativos para a economia como um todo”, comenta Ucha.

Próximos passos

A princípio, os próximos passos após a assinatura do memorando envolvem a estruturação, por parte de ApexBrasil e BSCA, com apoio da IWCA, de um conjunto exclusivo de ações de promoção voltado aos cafés produzidos por mulheres.

Essa iniciativa, portanto, integra o Programa Mulheres e Negócios Internacionais da Agência. Que foi criado em junho de 2023 com o objetivo de, através do estabelecimento de um canal de diálogo com empresárias e instituições de apoio ao empreendedorismo feminino, contribuir para o aumento do número de empresas brasileiras lideradas por mulheres. Isso na base exportadora nacional e nas cadeias globais de valor.

Compromisso

Com a adesão da BSCA e da IWCA, o “Compromisso ApexBrasil de Equidade de Gênero” conta, atualmente, com 65 parceiros.

No caso específico do café, pois, o memorando de entendimentos tem o intuito de ampliar as oportunidades de negócios internacionais para os empreendimentos com liderança feminina. Ou seja, a fim de contribuir com a sua autonomia econômica e o fortalecimento de suas organizações. Visando, dessa forma, à estruturação de iniciativas dos parceiros mediante ações de inteligência setorial e de mercado, de qualificação para exportação e de promoção comercial internacional.

Paralelamente à cerimônia, a barista instrutora Ester Komatsu preparou, em diferentes métodos, cafés produzidos por mulheres finalistas de concursos de qualidade promovidos pela BSCA.

Extraído do hub do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório