Lula assina concessão da BR-381 em Minas Gerais, conhecida como ‘rodovia da morte’

Lula assina concessão da BR-381 em Minas Gerais, visando melhorias na "rodovia da morte". O presidente Lula assinou o contrato de concessão da BR-381, rodovia conhecida por sua periculosidade. A concessão de 303,4 km, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, prevê investimentos de R$10 bilhões em 30 anos, com duplicação de trechos, construção de passarelas e áreas de escape. Pedágios serão instalados em cinco cidades. O objetivo é reduzir acidentes e impulsionar o desenvolvimento regional. #BR381 #MinasGerais #RodoviaDaMorte #Concessão #Infraestrutura #Lula #Transportes #SegurançaRodoviária #Investimento

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Trecho da concessão tem 303,4 km, começa em Belo Horizonte e vai até Governador Valadares. Praças de pedágios serão instaladas em pelo menos cinco cidades mineiras

Lula assina contrato de concessão da BR-381. — Foto: Reprodução/ CanalGov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (22) o contrato de concessão da BR-381, em Minas Gerais (MG).

O trecho da concessão tem extensão total de 303,4 km, começa em Belo Horizonte, capital mineira, e vai até a cidade de Governador Valadares, também em Minas Gerais

Conhecida como “rodovia da morte” por ser muito sinuosa com pistas simples e de baixa manutenção, o trecho também apresenta outros problemas estruturais como pouca iluminação e sinalização.

Apenas nas primeiras horas desta quarta (22), três pessoas morreram numa batida entre caminhonete e carreta na BR-381.

Rodovia BR-381 — Foto: DNIT/ Divulgação

A BR -381 apresenta intenso fluxo de caminhões e outros veículos. A via é muito utilizada no Brasil para escoamento de produtos industriais, já que atravessa o chamado Vale do Aço e também interliga os estados de Minas Gerais, São Paulo e o Espírito Santo.

O governo já havia tentado licitar a BR-381 em gestões anteriores, mas não obteve sucesso por falta de interessados.

Com o impacto da batida na BR-381, caminhonete ficou destruída. — Foto: Redes sociais

Concessão

Pelo menos cinco praças de pedágio devem ser instaladas nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

Segundo a ANTT, a cobrança vai começar depois do 12º mês de concessão, após a realização dos investimentos iniciais, como revitalização asfáltica e sinalização.

🔎Ao todo, a rodovia tem 1.181 km de extensão e abrange 21 cidades mineiras.

O governo vai fazer obras em dois trechos da rodovia concedida. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, os recursos já foram alocados e as licitações concluídas.

Deputado Cassio Soares destaca a importância da concessão da BR-381

Deputado Cassio Soares

O contrato de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Ipatinga, foi assinado nesta quarta-feira, no mesmo dia em que mais um acidente fatal ocorreu na rodovia, conhecida como “Rodovia da Morte”.

O deputado Cassio Soares destacou a importância do projeto para salvar vidas e promover o desenvolvimento econômico. “É inaceitável que uma rodovia tão estratégica para Minas Gerais tenha sido negligenciada por décadas. Assim como sou vigilante na MG-050, vou acompanhar e fiscalizar as obras da BR-381 para garantir segurança e qualidade de vida aos mineiros”, afirmou.

“Obras nos próximos meses aí para garantir o cronograma que o presidente Lula exigiu, fazer a concessão e também fazer a execução das obras nos dois trechos que foram responsabilidade do governo federal”, declarou.

Tarifa

O leilão do trecho de pouco mais de 300 km foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2024.

O grupo vencedor, 4UM Investimentos, ofereceu desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km).

A tarifa base por praça de pedágio, prevista no edital, varia entre R$ 10,75 e R$ 13,75.

A BR-381 será administrada pela Concessionária Nova 381 e vai contar com investimento de R$ 10 bilhões (Capex e Opex) em 30 anos de concessão.

A proposta é que, com a concessão, 51 mudanças sejam feitas como, por exemplo, a duplicação de 106 quilômetros de rodovia. O trecho abrange 13 cidades, com tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia.

Além disso, o projeto também prevê:

83 quilômetros de faixas adicionais;
51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros;
23 passarelas para a travessia de pedestres;
pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO);
áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.

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Fonte: G1 Globo e Assessoria Deputado Cassio Soares

Concessão BR-381 assinada

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