Trecho da concessão tem 303,4 km, começa em Belo Horizonte e vai até Governador Valadares. Praças de pedágios serão instaladas em pelo menos cinco cidades mineiras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (22) o contrato de concessão da BR-381, em Minas Gerais (MG).
O trecho da concessão tem extensão total de 303,4 km, começa em Belo Horizonte, capital mineira, e vai até a cidade de Governador Valadares, também em Minas Gerais
Conhecida como “rodovia da morte” por ser muito sinuosa com pistas simples e de baixa manutenção, o trecho também apresenta outros problemas estruturais como pouca iluminação e sinalização.
Apenas nas primeiras horas desta quarta (22), três pessoas morreram numa batida entre caminhonete e carreta na BR-381.

A BR -381 apresenta intenso fluxo de caminhões e outros veículos. A via é muito utilizada no Brasil para escoamento de produtos industriais, já que atravessa o chamado Vale do Aço e também interliga os estados de Minas Gerais, São Paulo e o Espírito Santo.
O governo já havia tentado licitar a BR-381 em gestões anteriores, mas não obteve sucesso por falta de interessados.

Concessão
Pelo menos cinco praças de pedágio devem ser instaladas nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
Segundo a ANTT, a cobrança vai começar depois do 12º mês de concessão, após a realização dos investimentos iniciais, como revitalização asfáltica e sinalização.
🔎Ao todo, a rodovia tem 1.181 km de extensão e abrange 21 cidades mineiras.
O governo vai fazer obras em dois trechos da rodovia concedida. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, os recursos já foram alocados e as licitações concluídas.
Deputado Cassio Soares destaca a importância da concessão da BR-381

O contrato de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Ipatinga, foi assinado nesta quarta-feira, no mesmo dia em que mais um acidente fatal ocorreu na rodovia, conhecida como “Rodovia da Morte”.
O deputado Cassio Soares destacou a importância do projeto para salvar vidas e promover o desenvolvimento econômico. “É inaceitável que uma rodovia tão estratégica para Minas Gerais tenha sido negligenciada por décadas. Assim como sou vigilante na MG-050, vou acompanhar e fiscalizar as obras da BR-381 para garantir segurança e qualidade de vida aos mineiros”, afirmou.
“Obras nos próximos meses aí para garantir o cronograma que o presidente Lula exigiu, fazer a concessão e também fazer a execução das obras nos dois trechos que foram responsabilidade do governo federal”, declarou.
Tarifa
O leilão do trecho de pouco mais de 300 km foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2024.
O grupo vencedor, 4UM Investimentos, ofereceu desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km).
A tarifa base por praça de pedágio, prevista no edital, varia entre R$ 10,75 e R$ 13,75.
A BR-381 será administrada pela Concessionária Nova 381 e vai contar com investimento de R$ 10 bilhões (Capex e Opex) em 30 anos de concessão.
A proposta é que, com a concessão, 51 mudanças sejam feitas como, por exemplo, a duplicação de 106 quilômetros de rodovia. O trecho abrange 13 cidades, com tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia.
Além disso, o projeto também prevê:
83 quilômetros de faixas adicionais;
51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros;
23 passarelas para a travessia de pedestres;
pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO);
áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.
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Fonte: G1 Globo e Assessoria Deputado Cassio Soares
Concessão BR-381 assinada