Livro digital sobre criatividade como ferramenta para mudar a educação será apresentado na Semana da Educação em Belo Horizonte (MG), dia 18 de setembro

64
0
COMPARTILHAR

Organizada pelo programa Escolas Transformadoras, publicação traz reflexão sobre a importância da criatividade para a superação de desafios na educação e na sociedade

A criatividade é uma das dez competências gerais da educação básica, conforme diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dar importância a essa habilidade é essencial, seja nas escolas ou na sociedade, uma vez que ela é considerada ferramenta crucial para que crianças, jovens e adultos desenvolvam maneiras de encarar a realidade e de solucionar problemas. Com base nesse olhar, o programa Escolas Transformadoras, correalizado no Brasil pela Ashoka e pelo Instituto Alana, faz o lançamento regional do livro digital “Criatividade – mudar a educação, transformar o mundo”, no dia 18 de setembro, às 14h, no Centro Cultural da UFMG, em Belo Horizonte (MG), durante a programação da Semana de Educação do município.

Haverá uma roda de conversa com a participação das autoras de um dos capítulos do livro, que assinam o artigo “Rede Confisco pela Paz: tecendo uma experiência criativa no território”: a professora Maria Luiza Dias Viana, a pedagoga Sandra Mara de Oliveira Vicente, e a administradora Rosane de Magalhães Lopes Corgosinho, além da presença da educadora Mariana Carolina Carraro Chiodi, do professor Levindo Diniz Carvalho, e também da co-coordenadora do programa Escolas Transformadoras do Brasil, Raquel Franzim.

No debate, será retratada a história da criação da Rede Confisco pela Paz, em Belo Horizonte, formada a partir de uma intensa articulação social de diferentes atores, incluindo a Escola Municipal Anne Frank, para a promoção da cultura da paz e defesa de direitos fundamentais da comunidade do Bairro Confisco, situado na região da Pampulha, na divisa dos municípios de Belo Horizonte e Contagem.

“A Rede congrega representantes da sociedade civil e de órgãos estatais que atuam na comunidade, para discutir e planejar ações de prevenção à violência e de promoção da cultura da paz. Baseia-se numa perspectiva que põe a educação no centro das articulações entre o poder público e a sociedade; no entendimento de que as comunidades escolares têm um grande potencial de transformação do território em que se inserem”, ressaltam as autoras do capítulo.

Escrita por estudantes, professores, gestores de escola, pesquisadores, profissionais do setor social e professores universitários, a publicação aborda a importância da criatividade na transformação de realidades desiguais e como expressão da autoria e autonomia da comunidade escolar. Os capítulos abordam o tema propondo reflexões inspiradas nas experiências relatadas pelos 43 autores e autoras, que assinam os 16 textos da publicação. O e-book também está disponível para download gratuito no site do programa. Acesse o link.

A pluralidade é uma das marcas da publicação, que retrata experiências ocorridas nas cinco regiões do país, representadas em cidades de 11 estados brasileiros: Manaus (AM); São Miguel das Matas (BA); Fortaleza (CE); Distrito Federal (DF); Cidade de Goiás (GO); Belo Horizonte (MG); Bananeiras (PB); Glória de Goitá (PE); Jacarezinho (PR); Porto Alegre e Viamão (RS); e São Paulo, Cotia e Campinas (SP). Além disso, o livro também traz uma experiência internacional ocorrida em Portland, nos Estados Unidos.

Serviço

Data: 18 de setembro, das 14h às 16h

Local: Centro Cultural da UFMG – Avenida Santos Dumont, 174 – Centro – Belo Horizonte – Minas Gerais

Público: Preferencialmente diretores, diretoras, coordenadores pedagógicos, equipes técnicas da Secretaria e Regionais – até 130 participantes

Sobre a Ashoka

A Ashoka é uma organização social global fundada em 1981 que congrega quase quatro mil empreendedores sociais em 92 países, e busca colaborar na construção de um mundo de pessoas que transformam (Everyone a Changemaker), no qual qualquer pessoa pode desenvolver e aplicar as habilidades necessárias para solucionar os principais problemas sociais de hoje e de amanhã.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Fonte: 2PRÓ Comunicação – alana@2pro.com.br

Belisa Barga / Elisabete Machado / Myrian Vallone

Tels. (11) 3030.9401 / 9464

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório