Festival de Guaranésia terá 26 grupos de teatro do Brasil, Colômbia, Cuba e Uruguai

122
0
COMPARTILHAR
Espetáculo Proibido, da Cia. Ar Cênico de Nova Iguaçu, RJ. Foto: Divulgação.

A sexta edição do Feteg – Festival Internacional de Teatro de Guaranésia – começa nesta terça-feira,18, com encerramento no domingo, 23. Haverá representantes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A região Sul, que destacou anteriormente, não participa este ano. Companhias da Colômbia, Cuba e do Uruguai darão continuidade à internacionalização do Festival, que começou com um grupo teatral mexicano.
Com entrada gratuita, as peças se dividem em Teatro para a Infância, Teatro de Rua e a categoria Adulto. De 13h às 22h, 5 ou 6 peças são exibidas diariamente. As apresentações acontecem no Teatro do Centro Cultural, em quatro praças, no Complexo Estação Ferroviária e em uma escola.
O Sudeste se mantém com a maior quantidade de espetáculos, de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Neste ano, a Cia. Em Comma, de Brasília, representa o Centro-Oeste. Com três dias de viagem de ônibus, a Cia. Cênica Torre de Papel, de Guarabira, na Paraíba, reforça a resistência cultural do Nordeste. Da região Norte, o Grupo Artpalco, de Araguaína, em Tocantins, encerra o Feteg 2023, no sábado. Domingo é reservado à integração dos artistas e as premiações.
A programação de quarta e quinta inclui as três companhias estrangeiras. O espetáculo do Teatro de La Fortaleza vem Cienfuegos, a cidade francesa de Cuba, com a peça Todo lo Sòlido se desvanece em Paris. Na véspera do feriado de 21 de abril, a colombiana Lhacerarte, de El Santuário de Antioquia, apresenta O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela. Na sequência, o espetáculo Floras, do Grupo Independiente, de Montevideu.
Com quase cem grupos inscritos para o Feteg 6º Ato, 30 foram selecionados, incluindo um grupo argentino e um de Manaus. Nem todos conseguem apoio financeiro para a viagem. Por falta de recursos, companhias europeias e africanas não participaram de festivais anteriores.
No âmbito regional, duas companhias sulmineiras e guaxupeanas abrem o primeiro dia do festival. O Grupo Passarim traz um Teatro para a Infância, com a Menina que Nunca Existiu. O Grupo Mamulengo Flor do Cafezal, com O Sumiço do Papai Noel, faz Teatro de Rua. Com Oras Bolas, o Payaso Chungo Malungo, de Sorocaba-SP, inicia o Feteg 2023.
O homenageado do Feteg 6º Ato é o artista guaranesiano Gilberto Silva. Popularizado como Gilberto Guará, é cantor, ator, poeta e um grande apoiador do Feteg, que é produzido pelo Grupo de Teatro Máscara.
A programação completa do Festival está nas redes sociais do Instagram e Facebook.
Fonte: Silvio Reis


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório