Dia da Consciência Negra gera semana de atividades no Museu do Café

53
0
COMPARTILHAR

Comemorado em 20 de novembro, a ocasião honra o líder quilombola Zumbi dos Palmares, considerado o símbolo da resistência e luta contra a escravidão.

Oficinas, contação de histórias, roda de conversa e dança. Essas e outras iniciativas especiais irão constituir a agenda do Museu do Café, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, na celebração do da Consciência Negra. Dando início à programação na data que marca a homenagem (20), a instituição contará com ações gratuitas nos dias 20, 23 e 24.

O workshop “Matintah e os Bonecos do Brasil” irá inaugurar a agenda da semana às 15h00, proporcionando, ao público, a vivência histórica da cultura popular brasileira por meio da confecção de peças artesanais. A dinâmica visa estimular habilidades como criatividade, coordenação motora e criação conjunta enquanto, ao mesmo tempo, oferece novos aprendizados sobre a pluralidade étnica do País.

Já na sexta-feira (23), às 14h00, os visitantes poderão participar da roda de conversa “História da Música Popular Brasileira”, que abordará o estilo Lundu, seu desenvolvimento ao Fado e, posteriormente, ao Samba. Para encerrar a programação, às 15h00 do dia 24, mais um momento lúdico será apresentado aos espectadores, dessa vez, com a oficina “Raízes Africanas: entre o contar e o brincar”, demonstração que falará sobre a vinda desses povos para o Brasil e a lenda da boneca Abayomi.

A participação em todas as ações é gratuita. Para aderir ao workshop “Matintah e os Bonecos do Brasil”, é preciso realizar a inscrição no e-mail inscricao@museudocafe.org.br e, aqueles que desejam garantir uma vaga para o restante das atividades, deverão entrar em contato pelo educadores@museudocafe.org.br.

Fonte: Peabirus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório