Competição incentiva e reconhece a produção de cafés de alta qualidade

51
0
COMPARTILHAR

Mais de 20 cafeicultores tiveram seus cafés selecionados para a segunda etapa do Concurso NossoCafé. Promovido pela Yara, o concurso é uma das iniciativas da empresa para aumentar a produção de cafés especiais no Brasil. “O consumo de cafés especiais no Brasil cresce de 10% a 15% ao ano, ante aproximadamente 2% dos cafés tradicionais no mundo. O trabalho de difusão da qualidade do café brasileiro pelo setor produtivo e indústria junto aos consumidores, e a melhora da renda nos grandes centros do País nos últimos anos, favorecem o consumo fora de casa, o que é fundamental na divulgação de cafés especiais e diversos métodos de preparo da bebida”, afirma João Moraes, gerente global de café da Yara.

Na primeira etapa eliminatória, mais de 100 amostras de quase todas as regiões produtoras de cafés foram avaliadas pela fragrância e sabor. Já na segunda, as amostras serão avaliadas pela metodologia da SCAA que analisa, entre outros itens, a acidez, doçura e o equilíbrio dos produtos. As provas finais da competição acontecem entre os dias 2 e 6 de outubro, em Muzambinho (MG).

Para o especialista agronômico da Yara, Thiago Reis, a qualidade do café está diretamente relacionada ao manejo da lavoura. “O fertilizante é o principal insumo de nutrição do cafeeiro e, como representa um importante investimento para o produtor, o resultado deve ser eficaz, atendendo as necessidades nutricionais da planta. Na produção de cafés especiais, os cuidados nutricionais são ainda mais específicos”, destaca.

O primeiro e o segundo colocados de cada categoria terão seus lotes de café adquiridos pela Yara Brasil com valores acima dos praticados no mercado. Os campeões em cada categoria terão seu lote comprado pelo dobro da cotação da bolsa de Nova Iorque, além de ganharem uma viagem para conhecer o cultivo de café especial na Colômbia; os vice-campeões receberão um valor 75% maior que a mesma cotação do dia. Os dois primeiros colocados de cada categoria terão seus cafés torrados e embalados com suas informações e do produto para distribuição em unidades da empresa no Brasil e ao redor do mundo.

Mais informações sobre o concurso podem ser encontradas pelo http://www.nossocafeyara.com.br/

Fonte: Asscom Yara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório