Com um ano de muita chuva, mosquito da Dengue ameaça a população de Guaranésia e Santa Cruz da Prata

235
0
COMPARTILHAR

Guaranésia:– Este assunto é recorrente; quanto mais se comenta sobre ele, mais ele entra na moda. Todos os anos é a mesma coisa, estamos falando do tal do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Em Guaranésia a Secretária de Saúde vem trabalhando com afinco e dedicação para que as ocorrências desta moléstia sejam cada vez menores, até certo ponto estes profissionais tem obtido êxito. Nas idas e vindas do dia a dia de trabalho desses profissionais, destaca-se, infelizmente, a falta de cuidado por parte da população com suas obrigações. Estas pessoas, que são minoria, têm hábitos nada saudáveis: jogam lixo em terrenos baldios, ruas, passeios, isto quando não os juntam dentro do próprio quintal. Outro fato não menos importante, é o caos da água parada nas piscinas de verão, caixas d’águas, poços, entre outras mazelas.

Guaranésia conta com inúmeros Agentes Comunitários e Agentes de Epidemiologia, e estes abnegados serventuários combatem o famigerado Mosquito diariamente. Em contato com a Secretária de Saúde Ana Cristina dos Santos, ela nos indicou a nova Chefe dos PSFs, Mayelin Guerrero, e a mesma nos reportou sobre a quantidade de pessoas cadastradas nos 6 PSFs do município, os dados que compreendem cada local de abrangência deles.

Vamos aos números: População de Guaranésia total: 19.360 (Dezenove mil e trezentos e sessenta habitantes) – dados de 2018. Total de pessoas cadastrados no 06 PSF: 18.224, que equivale 94,13% da população total do município estão cadastradas nos PSF(s). Nº cadastrados no PSF Centro: 3.610 (Três mil e seiscentos e dez). Nº de pessoas cadastradas no PSF Vila Nunes: 3.597 (Três mil e quinhentos e noventa e sete). Nº de cadastrados no PSF Bom Jesus: 3.200 (Três mil e duzentos). Nº de cadastrados no PSF André de Sá Perocco: 2.745 (Dois mil e setecentos e quarenta e cinco). Nº de cadastrados no PSF Renovação: 2.744 (Dois mil e setecentos e quarenta e quatro). Nº de cadastrados no PSF da Prata: 2.328 (Dois mil e trezentos e vinte e oito). Diante do quadro populacional acima exposto, orientamos que todo cuidado é pouco, para combater este inseto e a qualquer sintoma sentido deve ser averiguado. Alertamos para que os donos de imóveis permitam a entrada dos Agentes Comunitários e Agentes Epidemiológicos, o trabalho deles é importante na manutenção do controle desta praga, que assola todos os anos nosso país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório