Coffee Run 2023: ABIC estimula prática esportiva e café de qualidade

41
0
COMPARTILHAR

Com corrida e caminhada, evento será realizado no próximo dia 21 de maio, no Centro Histórico de São Paulo

Por Redação

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que comemora 50 anos de existência, promoverá, em parceria com a Yescom, a primeira edição da ABIC Coffee Run 2023. Desde já, a corrida e caminhada tem o objetivo de estimular a prática esportiva, o bem-estar, a sustentabilidade e os benefícios do consumo regular de café para a saúde.

Antes de mais nada, o evento acontece no próximo dia 21 de maio (domingo), às 7h30, no Centro Histórico de São Paulo.

De antemão, a ABIC Coffee Run 2023 marca a pré-abertura do Festival do Café no Triângulo SP, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Turismo.

Dessa forma, a 4ª edição da celebração ocorrerá entre os dias 22 e 26 de maio. E conta com a participação de diversas cafeterias da região central da capital paulista, além de palestras e degustações.

ABIC Coffee Run 2023

Antecipadamente, a corrida também dá início às comemorações relacionadas ao Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio.

Em síntese, a data foi criada pela ABIC, em 2005. O objetivo é valorizar o grão, que possui importância fundamental na história e na economia do país, bem como os seus produtores e industriais.

Além disso, a Coffee Run 2023 faz parte da agenda de comemoração dos 50 anos da associação, que segue firme em sua missão de promover a indústria nacional e garantir cafés de qualidade para o consumidor.

Programação

Como parte do evento, pois, a ABIC promoverá a palestra “Como Escolher Seu Café: um Guia de Aromas e Sabores dos Cafés Torrados”. Com a jornalista e consultora da ABIC Giuliana Bastos e a especialista em análise sensorial de cafés Camila Arcanjo.

Em suma, o bate-papo será aberto ao público e contará com uma degustação de quatro cafés de diferentes categorias. Ou seja, é uma oportunidade para o público conhecer todas as possibilidades da bebida tão querida pelos brasileiros. 

Ação sustentável

Sobretudo orientada às práticas sustentáveis, a ABIC vai promover a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos de pós-consumo provenientes da Coffee Run 2023.

Para isso, ao longo de todo o circuito, vão distribuir estações de descarte de recicláveis devidamente identificadas para a coleta desses materiais.

Ademais, outras cinco estações também estarão disponíveis ao lado dos estandes das empresas associadas Melitta, 3 Corações e Cooxupé.

Compostagem

Por exemplo, borras e filtros de café serão enviados para compostagem. E, em seguida, para a produção de adubo. O objetivo é minimizar os impactos da corrida por meio do apoio à Cooperativa de Catadores, deixando um legado positivo.

Em conclusão, todos os resíduos sólidos gerados na Coffee Run 2023 serão destinados à Cooperativa Crescer, parceira da Abic, para onde as bolsas serão doadas após o evento.

Posteriormente, a associação vai compilar, reportar e divulgar todos os dados referentes a esta ação, para promover a conscientização e a educação socioambiental.

A ABIC Coffee Run conta com patrocínio das empresas 3 Corações, Melitta e Café Evolutto.

Serviço

Data: 21/05 (domingo)

Investimento: R$ 50

Prova: Corrida e Caminhada de 5 Km

Retirada de kit e identificação: Dia 20/05 (sábado), das 10h30 às 18h30. No shopping West Plaza (bloco C, 1º piso, próximo à academia Bio Ritmo). Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, bairro Água Branca, São Paulo.

Extraído do hub do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório