ADEUS ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO…

189
0
COMPARTILHAR
Alvarina Gomes – Colunista

Dias desses ouvindo a palestra de um grande autor que admiro e respeito muito, o qual terei a honra de conhecer pessoalmente – Professor Mario Sergio Cortella, o qual dizia uma passagem sobre o final de ano. O professor fez referência àquela canção que sempre cantamos na virada do ano “ Adeus ano velho, feliz ano novo” e fez uma esplêndida observação, sempre cantamos porque desejamos de fato que novo ano que se inicia seja cheio de alegrias, realizações, colocamos todas as nossas energias no positivismo da chegada do novo ano.

Porém o ano de 2020, nos trouxe um novo contexto atípico para esta canção, quando nos deparamos com o isolamento social devido a COVOD-19, como dizia muito bem o professor, por várias vezes desejamos cantar de forma inversa. “ Feliz ano velho, adeus ano novo”. 2020 trouxe muitas incertezas, pela primeira vez viver o isolamento social o distanciamento e a perda de pessoas queridas, pode-se sentir no corpo de na alma.

Mas também foi um ano, onde pessoas puderam se reconstruir, buscando sua essência e sua energia interior e assim projetando novos anseios para o ano de 2021, que se iniciou com muitas pessoas se comprometendo a serem mais leves, as campanhas para a vacinação, a esperança de uma realidade diferente e com mais aproximação entre pessoas. No entanto estes dois últimos anos tem nos feito pensar em que realmente somos e o que queremos, a desigualdade social ficou cada dia mais clara, mais escancarada, o feminicidio teve uma crescente alta, a inflação se tomou nossa maior vilã com os preços nas alturas. Onde o próprio Dieese nesta última sexta feira publicou que o salário mínimo deveria ser cinco vezes maior ao atual, o que reforça tecnicamente o quanto estamos vivendo na desigualdade social, política e econômica.

E agora finalizando 2021, o que esperar de 2022? Dizem que o futuro a Deus pertence, o que concordo plenamente. Porém, seres viventes precisam colocar metas e estabelecer critérios, ou seja, buscar minimamente se planejar para que projetos saiam do papel a medida do possível para que sejam realizados, afinal de contas temos que continuar nossa jornada.

Com certeza não sabemos o que será de 2022, mas profundamente espero que seja um ano realmente leve, iluminado, um ano onde possamos de fato fazer boas escolhas com nosso voto, um ano onde possamos ter 100% da população vacinada, um ano onde as pessoas possam se abraçar, aquele abraço demorado coração com coração cheio de amor e carinho, espero que seja um ano onde a empatia exista de fato entre as pessoas, um ano onde projetos saiam do papel e se tornem realidade. É o que realmente desejo….

Boa festas!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório