Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, promovida pela Cooxupé, começou nesta quarta-feira, dia 20; cerimônia contou com a presença da diretoria executiva da cooperativa e autoridades
A sustentabilidade e as relações de troca de café foram destaques da abertura solene da Femagri 2024. A Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas é promovida pela Cooxupé. Desde já, começou nesta quarta-feira, dia 20, e segue até sexta-feira, dia 22, em Guaxupé, Sul de Minas. A princípio, a cerimônia contou com a presença da diretoria executiva da cooperativa, além de autoridades, colaboradores da Cooxupé, cooperados e produtores rurais.
Troca de café
Em seu discurso, pois, o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, incentivou que os cafeicultores façam bons negócios na Femagri. E aproveitem a oportunidade que o mercado permite com a troca de café.
“Em relação ao mercado, olhamos com otimismo, principalmente, para a oportunidade que o produtor encontra, aqui na Femagri, para a relação de troca do café no fechamento de suas negociações. O momento é favorável para isso. E vale muito a pena aproveitar essas condições especiais para levar inovação em suas lavouras. E, assim, ganhar produtividade, mais sustentabilidade, reduzindo custos de produção”, afirmou.
Além disso, Carlos Augusto evidenciou a importância das inovações e do conhecimento trazido pelo evento aos cafeicultores.
“Muito mais do que uma feira comercial, sempre destaco a inovação em tecnologia e em conhecimento. Não poderia deixar de agradecer aos nossos fornecedores, que todos os anos trazem inovação e tecnologias em máquinas e ferramentas. Que são descobertas até por nós mesmos, como o burrinho mecânico em demonstração na Fazendinha. Tenham três dias de bons negócios e levem às suas propriedades todo conhecimento que essa feira possa oferecer”, ressaltou.
Bons negócios
Em seguida, o vice-presidente Osvaldo Bachião Filho discorreu sobre as instituições financeiras presentes na Femagri. Isso para garantir crédito acessível aos cooperados. Além dos bons negócios oferecidos na feira. Ademais, ele falou sobre a importância dos cooperados serem sustentáveis e responsáveis na produção de café.
“É com sustentabilidade e com responsabilidade que vamos conseguir fazer negócio que gere valor para as nossas famílias. E também dinheiro para nós. Hoje, o tema ESG é muito forte e nós, produtores, precisamos entender que os consumidores dos cafés produzidos pelos cooperados da Cooxupé são exigentes. Por isso, precisamos atender sua demanda por produtos sustentáveis”, explicou.
Oportunidades
De antemão, Osvaldo estimulou os cafeicultores a fazerem bons negócios, mas alertou para evitar especulações com o mercado.
“Nosso compromisso é com o cooperado. Mas, acima de tudo, com a rentabilidade do nosso negócio. Precisamos fazer negócio para pagar conta. Então, participe do mercado, faça bons negócios, mas não especule. O que a gente sabe é produzir e o que paga a nossa conta é o café”, disse o vice-presidente.
Já o superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooxupé, José Eduardo Santos Júnior, reforçou o celeiro de oportunidades oferecido na Femagri.
“Temos nesta feira a chance de realização de ótimas negociações. Por isso, analise com responsabilidade para garantir o sucesso do seu negócio. Neste momento, a relação de troca de café está muito convidativa e é a melhor dos últimos anos. Não deixe a oportunidade passar”, destacou.
Credenciamento
Em suma, a Femagri 2024 é aberta aos cooperados da Cooxupé e produtores de café em busca de ótimos negócios. Assim, o credenciamento dos visitantes é realizado na recepção, das 8h às 18h. Por fim, a feira possui estacionamento com mais de 3.200 vagas.
Extraído do hub do café
Crédito das fotos: André Monteiro