Vereadora é investigada por cobrar pacientes da rede municipal para realização de exames em Itamogi, MG

119
0
COMPARTILHAR

Além de vereadora, ela ocupa o cargo na prefeitura de agente de saúde e é responsável pelo agendamento de exames da rede municipal.

Uma vereadora de Itamogi (MG) está sendo investigada pela Polícia Civil pelo crime de corrupção. A suspeita é que a parlamentar, que também é funcionária da Secretaria de Saúde, estaria cobrando de pacientes da rede municipal para a realização de exames.

A suspeita da Polícia Civil é que a vereadora Marilyam Mara de Oliveira Souza cobrava dos pacientes da Rede Municipal de Saúde para a realização de ressonâncias. Ela, inclusive, estaria adiantando algumas pessoas da fila e os pacientes não faziam ideia de todo o esquema.

Além de vereadora, ela ocupa o cargo na prefeitura de agente de saúde e é responsável pelo agendamento de exames da rede municipal.

Todo esse caso foi descoberto porque um paciente, meses atrás, ligou na prefeitura pedindo a nota fiscal do pagamento do exame, dizendo que ele iria declarar no imposto de renda.

Sindicância na Saúde

A Secretaria de Saúde do município começou a desconfiar e deu início então a uma investigação. Uma sindicância foi aberta no dia 1º de agosto e os trabalhos foram encerrados nesta quinta-feira (18).

Ficou decidido que o caso será tratado como um processo administrativo disciplinar, onde uma comissão será formada e os pacientes deverão ser ouvidos.

Segundo as vítimas, a vereadora chegava a cobrar entre R$ 350 a R$ 900 pelos exames. Cada vítima relata que teria pago um valor diferente.

“Oficialmente a gente tem três pessoas que até já fizeram o relato aqui, de ligações tem mais de 20 pessoas, foram ligações para mais de 120 pessoas, mais de 20, 30 pessoas, atestaram que pagaram e que eu recebi na minha sala só nesta semana, entre terça e quarta-feira, foram 17 pessoas. A maioria tem comprovantes, mensagens de celular, que ela cobrava”, disse a secretária de Saúde de Itamogi, Priscila Marcomini Dias.

A secretaria afirma que a princípio, não há suspeita sobre outros servidores nas irregularidades.

“O paciente aqui não tem custo nenhum, os exames que realmente forem particulares, que o credenciado não tem condições de fazer, o paciente vai ser informado e ele vai pagar na instituição, jamais ele vai pagar para funcionário público, a gente não recebe dinheiro de ninguém. Ela não está trabalhando mais, a partir de hoje ela está sendo afastada, mas ela já não está trabalhando mais desde quando começaram as investigações”, disse a secretária.

O relatório sobre a sindicância deverá ser enviado para a Câmara de Vereadores, que só deverá se posicionar depois de ter acesso aos detalhes do processo da sindicância.

A Polícia Civil informou que já instaurou um inquérito para apurar os fatos. A polícia também disse que a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde já foram acionados para prestar informações. O caso é tratado como corrupção ativa.

A produção da EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, entrou em contato com a vereadora Marilyam Mara de Oliveira Souza. A defesa da vereadora disse que está colaborando com as investigações e que vai provar a inocência dela. A defesa também disse que ela teria apenas cumprido ordens.

Extraído do G1 Sul de Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório