TEMOS VACINA!

223
0
COMPARTILHAR

BRASIL

Você já sabe, mas é bom ler mais uma vez: a Anvisa autorizou, ontem, o uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford contra a COVID-19.

Essa notícia emocionou o país e tocou diretamente em nossos corações. O the news surgiu em março, pouco depois do início da quarentena. Desde então, noticiamos recordes de mortes e casos, devastação econômica, desespero. Nesse tempo, nossa esperança era uma só: a vacina.

A aprovação da Anvisa simboliza o início do fim. Hoje, estamos bem mais próximos do final deste período sombrio e da volta da normalidade — após tantos aprendizados.

De volta à notícia… A autorização foi unânime e João Doria, quase o garoto propaganda da CoronaVac, acompanhou o momento em que, de forma inédita, uma vacina contra a COVID-19 foi aplicada em solo brasileiro.

 A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a ser vacinada. Mais de 100 profissionais de saúde receberam a primeira dose ontem, em São Paulo.

A Anvisa ainda precisa receber, até o dia 28 de fevereiro, os resultados sobre a imunogenicidade da CoronaVac. O termo de compromisso desses dados foi uma condição para a aprovação emergencial.

O que acontece agora? Eduardo Pazuello, Ministro da Saúde, disse que a distribuição das vacinas para todos os estados começará hoje, às 7h. A previsão é que a vacinação a nível nacional comece na quarta, às 10h.

Se quer saber por que a primeira dose foi aplicada ontem, em São Paulo, antes de todo o resto, Pazuello disse que se trata de uma questão jurídica.

Segundo o ministro, todas as doses fabricadas pelo Butantan fora compradas pelo Ministério da Saúde e pagas pelo SUS, sem nenhum centavo de São Paulo.

Por outro lado, Dória disse que a CoronaVac foi um investimento do governo do Estado de São Paulo, sem nenhum centavo do governo federal até o momento.

Para fechar: a imunidade não é instantânea, muito menos a normalidade. Até lá, precisamos continuar utilizando máscara, mantendo o distanciamento social e higienizando as mãos. Enquanto aguarda sua vez na fila, já prepare a máscara de ir.

Fonte: the news 📬 – (Foto de Carla Carnie l AP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório