Soro contra a Covid-19 motiva visita a fazenda da Funed

32
0
COMPARTILHAR

Parlamentares querem conhecer local onde é feita a inoculação de cavalos para a produção de anticorpos contra o vírus.

Em votação remota, deputados ainda acataram requerimentos para a realização de duas audiências – Foto: Willian Dias

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) trabalha na produção de um soro que visaria a reduzir a carga viral e minimizar os sintomas da Covid-19. A pesquisa está em desenvolvimento na Fazenda Experimental São Judas Tadeu, que pertence à Funed e se localiza em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com o objetivo de conhecer de perto essa iniciativa, a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em reunião realizada nesta nesta terça-feira (17/11/20), aprovou requerimento de visita técnica à fazenda.

Segundo o requerimento, assinado pelo presidente da comissão, deputado Coronel Henrique (PSL), a Fazenda São Judas Tadeu é especialista na produção de soros antipeçonhentos, antitóxicos e antivirais. O soro para o tratamento da Covid-19 vem sendo desenvolvido a partir de anticorpos de cavalos inoculados com o vírus inativado.

O portal da Fundação Ezequiel Dias informa que lotes-piloto do soro contra o novo coronavírus devem ser finalizados em janeiro de 2021. Serão 5 mil ampolas para estudos clínicos, mas o uso será restrito ao ambiente hospitalar e a partir de prescrição médica.

Seca – Na mesma reunião, a comissão aprovou requerimento de audiência pública para debater, em caráter de urgência, com produtores rurais da região cafeeira do Estado e instituições financeiras, a seca que ameaça o setor. Os deputados Coronel Henrique, Antonio Carlos Arantes (PSDB), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Gustavo Santana (PL), Tito Torres (PSDB) e Inácio Franco (PV), autores do requerimento, também querem discutir, na mesma reunião, a renegociação dos créditos rurais e das dívidas dos agricultores afetados.

Também foi aprovada a realização de audiência para a entrega dos diplomas referentes a votos de congratulações destinados a associações de produtores de queijo Minas artesanal. O motivo é a passagem do Dia Internacional de Valorização dos Queijos de Leite Cru, comemorado em 17 de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório