Secretarias de Esportes e de Cultura firmam intercâmbio para modernização das Leis Estaduais de Incentivo

76
0
COMPARTILHAR

Termo de cooperação técnica foi assinado com o objetivo de compartilhar práticas relacionadas à gestão de leis de incentivo, além de buscar formas de aprimoramento dos mecanismos

 

O secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, e o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, assinaram um termo de cooperação técnica para a modernização e aprimoramento das Leis Estaduais de Incentivo ao Esporte e à Cultura. O termo foi elaborado em consonância com o modelo de governança estabelecido pelos Comitês Temáticos.

Criados no âmbito das ações prioritárias do Governo do Estado de Minas Gerais, os comitês buscam a garantia da integração da ação governamental e a atuação de forma regionalizada. Neste contexto, a Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) estão reunidas no tema ‘Educação, Cultura, Esportes, Ensino Superior e Juventude’.

Para o secretário Sapi, a troca de experiências será benéfica para executores de projetos e para a população mineira, atendida pelas iniciativas. “Temos muito a aprender com a Lei de Incentivo à Cultura que, ao longo de anos, se aprimorou e desenvolveu estratégias para ampliar sua ação em todo o estado. Nós, do Esporte, chegamos com uma Lei mais recente, porém baseada em sistemas modernos para o trâmite dos projetos”, afirma.

O secretário Angelo Oswaldo também destacou o ganho para as duas secretarias com a parceria. “No edital do Fundo de Cultura, já tivemos sucesso ao utilizarmos uma plataforma online criada pela Secretaria de Esportes. Ganhamos em dinamismo ao gerir todo o edital no meio digital. A continuidade desse intercâmbio de conhecimentos irá render ainda muitos bons frutos”, diz.

Expertise e modernidade
A SEC tem experiência de 20 anos na gestão da Lei de Incentivo à Cultura e seu corpo técnico está apto a ensinar e compartilhar conhecimentos com a Seesp, especialmente tendo em vista as importantes novidades introduzidas pela recente publicação da Lei 22.944, que criou o Sistema Estadual de Cultura e ampliou o acesso aos recursos do incentivo, diminuiu a burocracia e descentralização dos recursos, alcançando assim todo o estado.

Por outro lado, a Lei de Incentivo ao Esporte é muito ‘jovem’. Criado em 2013, o mecanismo é reconhecido pela agilidade dos processos em razão de sua operacionalização totalmente eletrônica.

A colaboração mútua expressada por meio do termo contempla compartilhamento de técnicas de gestão, sistemas de informação, divulgação e participação conjunta em eventos. A primeira ação concreta decorrente da parceria foi a cessão do código fonte do Sistema de Informação Minas Esportiva Incentivo ao Esporte para uso da Secretaria de Estado de Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório