Rota do Café entre Minas e São Paulo vira monumento nacional

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Trajeto percorre 50 municípios mineiros e passa pela capital paulista até chegar ao Porto de Santos

Por Redação

view of coffee production field in Brazil, in the state of Minas Gerais – crop near lake, uneven ground – Cafe do Brasil

O caminho percorrido pelo café produzido nos estados de Minas Gerais e São Paulo até o Porto de Santos, e todo o desenvolvimento promovido por essa produção nos séculos 19 e 20, foram declarados monumento nacional. Ou seja, a lei 14.718/2023, publicada no dia 3 de novembro de 2023, no Diário Oficial da União, torna a Rota do Café o 14º lugar no país a receber o título. Desde já, a informação é da Agência Brasil.

De acordo com a nova lei, o trajeto que percorre estradas federais e estaduais entre 50 municípios mineiros constitui a rota por onde o carregamento do produto passava. Isso para ser escoado e comercializado. Ademais, o caminho ainda passa pela capital paulista, por meio da BR-381. Por fim, vai até o Porto de Santos, pela SP-150.

Monumento nacional

Antes de mais nada, o café encontrou no Sudeste do país para prosperar e dominar o mercado como maior produtor mundial. Apesar de ter chegado pelo norte do país, pela Guiana Francesa, de onde vieram as primeiras mudas plantadas no estado do Grão Pará. Ou seja, ainda no século 18.Acima de tudo, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) informa que o Brasil exportou, em 2022, mais de 39 milhões de sacas de 60 quilos de café. Nesse sentido, o consumo interno também é grande e posiciona o país como o segundo maior consumidor de café do mundo. Assim, atrás apenas dos Estados Unidos.

Com a medida, parte da história desse produto passa a ser um dos monumentos que preservam o patrimônio cultural brasileiro. Sobretudo, ao lado de outros 13 lugares, como Porto Seguro, na Bahia; Ouro Preto, em Minas Gerais. Além do Monumento Nacional ao Imigrante, no Rio Grande do Sul.

Cidades

De acordo com a lei, a rota inclui diversos municípios mineiros. Entre eles, Patos de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Araxá, Campos Altos. E, ainda, Alfenas, Areado, Monte Belo, Muzambinho, Guaxupé, Guaranésia, São Sebastião do Paraíso. Além de Cabo Verde, Botelhos, Bandeira do Sul, Campestre, Machado, Paraguaçu, Três Corações. Entre outras cidades.

Ao atravessar a divisa para São Paulo, portanto, a legislação destaca ainda o trecho até a capital paulista percorrido pela BR-381. E, depois, até o Porto de Santos, via SP- 150.

Extraído do hub do café

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