Procuradoria da Mulher debate violência política e feminicídio

44
0
COMPARTILHAR

O 5º encontro com a Procuradoria será na terça-feira (12), no Auditório do andar SE da Assembleia.

A escalada do feminicídio no Brasil e em Minas será debatida no 5º encontro da Procuradoria da Mulher – Foto: Sarah Torres – Arquivo ALMG

Violência política contra as mulheres e crimes de feminicídio. Esses serão os dois assuntos a serem debatidos no 5º encontro com a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento será realizado nesta terça-feira (12/9/23), das 14 às 18 horas, no Auditório do andar SE.

A primeira palestra será ministrada pela professora do Departamento de Ciência Política e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a doutora em Sociologia Marlise Matos.

O tema crimes de feminicídio será abordado pela delegada de polícia do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pesssoa e chefe do Núcleo Especializado em Investigação de Feminicídios da Polícia Civil, Ingrid Estevam.

O encontro também contará com o depoimento da psicóloga Andreza Costa Marques, coordenadora do Grupo Resgatadoras, que trabalha com a formação de lideranças para ajudar mulheres em situação de violência, no município de Sarzedo (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

A série de encontros realizados pela Procuradoria da Mulher da ALMG consolida um de seus papéis, que é colaborar para o enfrentamento das discriminações e violências, por meio do recebimento e da análise de denúncias e do encaminhamento dos casos aos órgãos competentes.

Os objetivos da série de encontros com especialistas são promover o diálogo entre o Poder Legislativo e os públicos ligados a esse tema; disseminar informações sobre políticas públicas voltadas para as mulheres; e incentivar a criação de procuradorias da mulher no âmbito dos municípios.

Criada em 2021, a Procuradoria da Mulher fortalece a rede de proteção, traz visibilidade e qualifica o debate em torno das agendas ligadas às mulheres. A procuradora-geral da Mulher é a deputada Ione Pinheiro (União Brasil) e a procuradora adjunta é a deputada Delegada Sheila (PL).

Todos os encontros são transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da ALMG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório