Previsão do tempo para o feriado de 15 de novembro

159
0
COMPARTILHAR

Confira a tendência do tempo para o fim de semana prolongado do feriado da Proclamação da República.

Proclamação da República.

Quem não pode passear, fazer uma viagem no feriado de Finados tem outra chance em breve. Vem aí o fim de semana prolongado pelo feriado da Proclamação da República, em 1 de novembro. Este feriado será em uma segunda-feira e emenda com o fim de semana de 13 e 14 de novembro.

As condições do tempo no fim de semana prolongado pelo feriado de 15 de novembro serão determinadas por uma grande convergência de umidade sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil e pela chegada de uma nova frente fria sobre a Região Sul.

Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1

Para quem curte o esporte de velocidade, não esqueça que no domingo, 14 de novembro, tem o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. Será no autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista. A corrida ocorre no domingo, mas na sexta-feira, 12, tem treinos livres, para reconhecimento da pista e ajustes nos carros, e no sábado, 13 de novembro, acontece o treino oficial que vai definir o grid de largada.

Uma das condições mais importantes para a corrida da Fórmula 1 é o estado do tempo, a condição de chuva. Isto vai definir a estratégia do uso de pneus; alguns pilotos fazem corridas melhores com pista molhada e outros com pista seca.

Para os meteorologistas, a previsão para as corridas de Fórmula 1 é sempre um desafio porque não basta apenas prever se vai chover ou não. O tipo e a frequência da chuva importam. Será que a chuva será suficiente para molhar toda a pista? Será que a chuva cai antes, durante ou depois da corrida? Vai chover forte o suficiente para formar lâmina de água sobre a pista? A corrida pode começar com pista e a chuva começar no meio da disputa.

Outro detalhe é que os treinos podem ser com pista molhada e a corrida com pista seca ou ao contrário. E a temperatura no local? Frio ou calor?

Para o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, em Interlagos, a tendência é de que os treinos livres e classificatórios ocorram com pista seca. Porém, a previsão até o momento para a corrida, no domingo, 14 de novembro, é que ocorram pancadas de chuva à tarde em São Paulo. A chuva é mais provável do meio da corrida em diante.

Previsão do tempo para o feriado de 15 de novembro

Confira a tendência para cada Região do Brasil e acompanhe as atualizações nos próximos dias no site da Climatempo .

Região Sul

O fim de semana prolongado começa com predomínio de sol na Região Sul. No sábado, 13 de novembro, apenas o litoral do PR, o Vale do Itajaí e o litoral de SC ficam com muitas nuvens, períodos de sol e possibilidade de chuviscos, incluindo Florianópolis .

No domingo, 14, a chegada de uma frente fria muda o tempo em algumas áreas. A previsão é de aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite para o centro, sul e oeste do RS. Há risco de chuva forte. Pode chover à noite no oeste de SC e do PR. As três capitais terão mais sol no sábado e pouca chance e chuva.

No dia 15, o sul e o leste do RS terão predomínio de céu nublado e chuva, incluindo Porto Alegre . O restante da Região Sul terá períodos com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite, mas que não devem se prolongar por muito tempo. Curitiba terá pancadas de chuva só a partir da tarde.

De forma geral, faz calor no Sul do Brasil no fim de semana de 13 e 14 de novembro. Mas a temperatura cai no dia 15 com a chuva e o ar frio trazidos pela frente fria.

Região Sudeste

A maioria das áreas da Região Sudeste terá um fim de semana prolongado com várias horas com sol, mas se pode descartar a chance de pancadas de chuva.

No sábado, 13 de novembro, a Grande São Paulo e o interior paulista terão um dia de sol e não deve chover. O litoral de SP, o RJ, o centro-sul do ES passam o dia com períodos de sol e muitas nuvens, podendo chover rapidamente, inclusive nas capitais Rio de Janeiro e Vitória . A região de Belo Horizonte , da Zona da Mata, o Sul de Minas e o Triângulo terão sol e pancadas de chuva a partir da tarde. No norte e leste de MG e no norte do ES, o tempo fica instável, com pancadas de chuva a qualquer hora e muitas nuvens

No domingo, 14, e no feriado de 15 de novembro, o sol aparece com mais força por todo o Sudeste. Algumas pancadas de chuva passageiras podem ocorrer a partir da tarde em MG e no norte de SP.

As praias do Sudeste devem ter muito sol no domingo, 14, e no feriado do dia 15, segunda-feira, incluindo a região do Grande Rio e da Grande Vitória.

No dia 15 de novembro, SP, o sul do RJ, o centro-oeste e o sul de MG terão pancadas de chuva à tarde e à noite, incluindo as capitais São Paulo e Belo Horizonte.

Região Centro-Oeste

Os estados de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal terão muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes durante todo o fim de semana prolongado do feriado de 15 de novembro. Períodos com sol vão ocorrer nos três dias, mas a população deve ficar atenta porque há risco de chuva forte.

Atenção: pode chover forte também em Brasília , Goiânia e em Cuiabá .

Em Mato Grosso do Sul, o sol forte predomina no fim de semana e faz calor Algumas poucas pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde nas áreas de divisa com Goiás e com Mato Grosso. Campo Grande passa o fim de semana com sol e calor.

No feriado do dia 15, o sol ainda aparece forte, mas a chegada de uma frente fria aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva por todo o estado. A chuva começa na madrugada ou pela manhã e pode chover forte.

Região Nordeste

O fim de semana prolongado do feriado de 15 de novembro será marcado por muito sol e tempo seco, sem chuva, sobre quase todo o Nordeste. Há previsão de pancadas de chuva com raios no interior do MA, no centro-sul do PI, no Oeste, Vale do São Francisco e no Sul da BA.

Todo o litoral entre o MA e SE terá muito sol e a chance de chuva é baixa. O litoral da BA terá muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes no fim de semana, 13 e 14 de novembro, e no feriado.

Para as capitais, a maior chance de chuva é em Salvador . São Luis e Teresina poderão ter alguma chuva passageira no domingo, 14, e no feriado de 15 de novembro.

Região Norte

Na Região Norte do Brasil, o fim de semana prolongado do feriado de 15 de novembro será com períodos de sol, calor e ar abafado, com condições para pancadas de chuva e raios em todos os estados. A chuva tende a ocorrer principalmente à tarde e à noite, podendo ser forte em alguns momentos.

Os estados do AC, RO, o sul do PA e o TO tendem a ter pancadas de chuva mais frequentes nos três dias do feriado. Chove a qualquer hora do dia inclusive nas capitais Rio Branco , Porto Velho e Palmas .

As capitais Manaus , Belém , Macapá e Boa Vista tendem a ter chuva à tarde e à noite.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.


Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.

O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Climatempo (11) 3736 4501 – Angela Ruiz – angela@climatempo.com.brimprensa@climatempo.com.br

Foto: G1 – Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório