Arceburgo:- Um Programa de Inseminação Artificial da Prefeitura Municipal vem sendo realizado no município de Arceburgo. Essa inseminação tem sido realizada em vacas leiteiras para melhoramento genético do plantel do município. O objetivo é ajudar muitos pequenos produtores que fazem parte da agricultura familiar para trazer mais qualidade e maior produção ao rebanho do município.
E por conta disso, a atual administração municipal tem demonstrado empenho e seriedade na condução deste programa. “Aquele pequeno produtor rural que se beneficiar dessa inseminação artificial, não pagará pelo sêmen ou por qualquer serviço”, explica o prefeito Gilson Mello, entusiasta desse programa.
O Programa de melhoramento genético de gado leiteiro é uma parceria entre Prefeitura e governo do estado, realizado através da EMATER, parceria esta que é firmada através de convênio entre Governo Estadual e Municipal.
Cabe a Prefeitura a manutenção do botijão de sêmen (com nitrogênio líquido), veículo, combustível e manter um inseminador capacitado no programa. No caso, o responsável tem sido Leandro Araújo, que tem feito a ponte entre a prefeitura e os produtores rurais nos mais diversos assuntos, reivindicações e pleitos por melhorias na zona rural.
Para Leandro Araújo, esse serviço constitui peça fundamental para aumentar a lucratividade do pequeno produtor de gado leiteiro e de corte e o melhoramento genético do rebanho. Iniciado nos últimos dias, o programa já inseminou com sucesso oito animais leiteiros de produtores. Os últimos bovinos beneficiados são do Sitio Pedreira, do proprietário Roque Fidélis que demonstrou satisfação com o programa e pelos serviços prestados. Àqueles interessados nos benefícios do programa podem contatar o responsável Leandro Araújo para mais informações através do telefone: (35) 9 9906-2587