Porta-voz: Othavio Paulino da Costa Parisi, Superintendente Institucional da Autopass

460
0
COMPARTILHAR

Tecnologia para integração do transporte, mobilidade urbana e o impacto na vida dos cidadãos

Uma cidade é “cidadã” quando o seu sistema de transporte coletivo é efetivo, pontual, seguro, confortável e integrado. Quando o gestor público oferece à população mobilidade e possibilidade de ir e vir de forma fácil e confiável. Com integração de múltiplos modais, esse cenário é real.

Fala-se muito em mobilidade urbana com crescimento das linhas de trens, de ônibus, corredores e terminais. Porém, mobilidade urbana é muito além da criação e implantação de sistemas de transporte. É planejamento para o crescimento sustentável do município, pensando o deslocamento dos cidadãos por meio da integração de pessoas com negócios. Com a conexão entre metrô, trem, ônibus, bicicletas, patinetes, táxis e aplicativos de carona os passageiros ganham mais acesso ao trabalho, ao comércio e ao lazer.

A integração reduz o impacto social e ambiental dos deslocamentos. O transporte é apontado pela população como o quarto maior problema das cidades, de acordo com pesquisa Mobilidade da População Urbana 2017, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Por isso, é importante planejar o crescimento das cidades em torno dos espaços dedicados à mobilidade, por meio de soluções eficientes. Dessa forma, é possível reequilibrar a distribuição do espaço urbano e usufruir de um transporte mais barato e rápido.

As novas tecnologias são fundamentais para este projeto, pois viabilizam essa conexão entre os modais. Na Autopass, empresa referência em tecnologia e serviços para mobilidade urbana, deslocamento mais inteligente, organizado e sustentável estão no centro dos esforços. Além de levar as pessoas para onde querem ir, o intuito é oferecer soluções para facilitar o deslocamento nos municípios espalhados pelo Brasil.

O VouD, aplicativo de mobilidade urbana criado pela Autopass, é um exemplo. Integra todos os modais de transporte (ônibus, metrô, trens, bicicleta, táxi), para que os usuários possam chegar da melhor forma ao seu destino. O aplicativo, disponível para uso na capital paulista e Grande São Paulo, facilita a compra de créditos dos cartões de transporte locais (Bilhete Único e Cartão BOM) em 39 municípios da região e possibilita que o passageiro chame carros pelos aplicativos de carona ou Táxi, com descontos nas corridas.

O VouD permite a compra de passagens rodoviárias com desconto e aluguel de bicicletas, por meio de parcerias estratégicas que permitem oferecer aos usuários valores menores que a própria empresa. Ainda em abril, o VouD também passa a integrar patinetes, por meio de estações para empréstimo dos aparelhos com capacetes, em São Paulo.

A integração dos meios de transporte metropolitanos é uma operação complexa. Começa na cooperação entre as prefeituras e empresas de transporte, passa pelo planejamento dos itinerários, e vai além da inauguração de estações. Nesse sentido, outras propostas e soluções estão sempre no radar da Autopass. A empresa cria continuamente novos negócios em cidades com diferentes características, que oferecem aos passageiros tecnologia como QR Code, pagamento por aproximação, reconhecimento biométrico facial e aplicativos. Inovação para criar cidades inteligentes e melhorar a qualidade de vida. Isso é o que o gestor público e as operadoras de transporte devem ter em mente para acompanhar as constantes mudanças tecnológicas e necessidades do cidadão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório