Pandemia e vivências musicais inspiram atrações artísticas

33
0
COMPARTILHAR

O projeto Minas Arte em Casa traz atrações culturais para o público pelas redes sociais da ALMG, de segunda a sexta

Rodrigo Miranda apresenta performance do “Impromptu n. 2, op, 31”, uma obra-prima do compositor francês Gabriel Fauré – Foto: Tatiana Bicalho

A adaptabilidade aos novos hábitos e relações ocasionados pela pandemia da covid-19 e a vivência musical de um músico marcam as atrações artísticas desta semana do projeto Minas Arte em Casa, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que apoia e fomenta a cultura.
Os encontros serão de segunda (31/8/20) a sexta-feira (4/9), todos às 19 horas, pelo Instagram do Assembleia Cultural, pela TV Assembleia e pelo YouTube da ALMG. Depois das estreias, as apresentações continuam disponíveis nas redes sociais da ALMG.
A programação traz sempre, às segundas-feiras, performances de música erudita; as terças são destinadas ao teatro infantil e juvenil; às quartas, são exibidos espetáculos de dança; às quintas, entram em cena o teatro adulto. Para encerrar a semana, na sexta-feira, música popular.
Até o dia 25 de setembro, 40 artistas selecionados pelo Minas Arte em Casa vão se apresentar pelos canais da ALMG. O projeto integra o programa Assembleia Cultural e tem como objetivo colaborar para o enfrentamento da crise econômica do setor causada pela covid-19.
Programe-se para as próximas atrações:
• Segunda-feira (31): Pianista Rodrigo Miranda toca Fauré
A apresentação é uma performance do “Impromptu n. 2, op, 31”, uma obra-prima do compositor francês Gabriel Fauré, realizada pelo pianista Rodrigo Miranda. Nela, o artista faz uma introdução em que relaciona o ato de improvisar – já que o “Impromptu” é essencialmente uma improvisação escrita em partitura – à postura de ética e de adaptabilidade que almeja ver em todos diante da pandemia de covid-19.
O músico iniciou seus estudos de piano em 1982. Depois de concluir o Curso Livre de Piano na Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (Fuma) – atual Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) –, graduou-se em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2001.
Também estudou na Hartt School of Music, em Hartford, Connecticut, nos Estados Unidos, onde concluiu o Graduate Professional Diploma e o mestrado em Piano. Rodrigo ainda é doutor em Performance Pianística pela University of Connecticut.
O músico possui prêmios nacionais de piano, incluindo os concursos Arnaldo Estrella, Nacional de Piano de Governador Valadares, Art Livre e o Nacional de Piano Orestes Farinello. Foi também vencedor da Miami String Quartet Competition, e, como prêmio, apresentou-se com o quarteto no Bushnell Theater em Hartford.
• Terça-feira (1º): Cena “Mundo mudado”, com a Trupe Ventania
A Trupe Ventania apresenta no Minas Arte em Casa a cena infanto-juvenil “Mundo mudado”. A ideia surgiu após o início do período de isolamento social, devido à pandemia de covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório