Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

34
0
COMPARTILHAR
Fernando (Jesus)

No dia 07 de abril de 2023, a Igreja Católica em todo o mundo, celebrou a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde os fiéis puderam refletir e meditar sobre este dia tão marcante na vida dos cristãos. A Paróquia São Francisco de Paula, em Monte Santo de Minas, realizou neste dia, vários eventos, dentre eles a Encenação do Descendimento da Cruz, às 19:00hs, na Praça da Matriz, encenada pelo Grupo de Jovens “Sementes da Esperança”. Estes jovens, mais uma vez, trabalharam com empenho, garra e muita dedicação para que, a mensagem de sacrifício, de dor, de sofrimento e, sobretudo, de amor fosse transmitida com fidelidade a toda multidão que estava ali presente. A chuva que caiu às 18:00hs, foi preocupante, mas aproximadamente às 18:45hs, cessou tornando possível a apresentação.  

Jesus no colo de Maria

Com muita humildade, simplicidade, e acima de tudo, com todo o respeito, esses jovens vivenciaram as personagens bíblicas que acompanharam Jesus até o caminho do Calvário e lá estiveram com Ele até o último momento de sua vida. A narrativa do Descendimento através da encenação e o musical agradou a todos os fiéis e visitantes. O choro foi inevitável! Muitos fiéis se emocionavam com o que assistiam expressando verdadeiramente sua fé no nosso Salvador Jesus Cristo que, por amor a nós, entregou-se na Cruz para nos libertar de todos os pecados; para nos salvar. 

 Após essa linda apresentação dos jovens, o padre Luciano Grigorio, Religioso Rogacionista vindo da cidade São Paulo, realizou o Sermão fazendo uma belíssima reflexão acompanhado do nosso pároco João Ademir Vilela e dos vigários paroquiais: Padre Francisco Clóvis Nery e Padre Juliano Vasconcelos. Em seguida, a procissão do enterro, com o esquife de Nosso Senhor Morto e o andor de Nossa Senhora das Dores, saiu seguindo pela Av. Dr. Pedro Paulino da Costa, descendo a Av. Governador Valadares e retornando à Matriz pela Rua Antenor Carvalhaes. 

Durante o trajeto, os fiéis caminharam com suas velas acesas, entoaram cantos, rezaram e com muito respeito e piedade, ouviram atentamente o canto da “Verônica”, personagem que, segundo à tradição católica, movida de compaixão, enxugou a face ensanguentada de Jesus, a qual ficou estampada em sua toalha. Ouviram também a resposta das “Carpideiras”, popularmente chamadas de “Beús” – 21 mulheres no total. Elas simbolizavam as filhas de Jerusalém que, num sentimento de dor, com choros e lamentações, acompanhavam Nosso Senhor Jesus Cristo na via- crucis, carregando a Cruz até o Calvário. De volta à Igreja, as imagens de Nosso Senhor Morto e de Nossa Senhoras das Dores foram acolhidas e ficaram expostas para veneração e oração dos fiéis e visitantes. 

Este evento, fechou as Celebrações da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo em nossa Comunidade Paroquial. 

Por Rodrigo Soares da Silva 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório