A 97ª Subseção da Ordem dos Advogados de Minas Gerais, através dos membros de sua diretoria, vem perante toda a sociedade comunicar que chegou ao conhecimento desta Subseção a criação e circulação nas redes sociais de listas, que estão expondo o posicionamento político de pessoas/eleitores, inclusive de Advogados(as) inscritos nesta Subseção, em que se instiga a população Montessantense a promover o chamado “boicote”.
A OAB REPUDIA veemente a mensagem que circula no aplicativo Whatsapp.
A Ordem dos Advogados do Brasil sempre lutou e lutará pelos ideais democráticos e o livre exercício profissional da advocacia.
São inaceitáveis as manifestações antidemocráticas, que incitam o ódio e a intolerância, constituindo flagrante desrespeito à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito.
Tal lista do “boicote” é abominável e talvez, criminosa, pois incita a violência e a discriminação política partidária e ainda gera danos aos expostos na mídia social.
A OAB é uma instituição apartidária, não se envolvendo em questões políticas, todavia, defendemos ferreamente os ideais de Democracia e a Constituição.
Os responsáveis pela lista devem ser identificados e responder pelos ilícitos na forma da lei.
Deste modo, ainda, esclarecemos que tal o exposto será encaminhado ao Ministério Público para providências, e reiteramos nosso total repúdio a qualquer ato de intolerância, manifestando total apoio aos Advogados(as) citados nas referidas listas.
Atenciosamente,
Silvana Maria dos Santos
Presidente – 97ª Subseção OAB/MG