Alunos do Colégio Padre Eustáquio disputaram final em Campinas, ao lado de 1,2 mil convocados de todos os estados brasileiros
A Equipe Getúlio Bravas, do Colégio Padre Eustáquio, foi uma das medalhistas de ouro na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Composta pelos alunos Rafael Cyrne, Clara Costa e Lucas Roberto e orientada pelo professor Danilo Peixoto, a equipe disputou a final na Universidade Estadual de Campinas no último fim de semana. A fase final da competição contou com 314 equipes, totalizando 1,2 mil alunos de todo o país. Foram distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. Minas Gerais conquistou duas medalhas, sendo uma da equipe do Colégio Padre Eustáquio.
Segundo a equipe, eles têm se preparado desde o ano passado para alcançar a façanha. “Em 2018, participamos e chegamos até a última etapa online. Neste ano, nosso foco foi maior. Juntos, decidimos como seriam as nossas respostas, elaboramos tudo com muita tranquilidade. Contamos com a ajuda dos professores da escola que sempre foram muito receptivos. Agradecemos ao colégio e também ao professor Danilo Peixoto, que teve uma participação muito importante na nossa vitória”, afirma o trio.
A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas e que envolve alunos de oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio de todo o país. Neste ano, a ONHB teve 73 mil inscritos na fase inicial. A competição é composta por seis fases online, com duração de uma semana cada, envolvendo questões e tarefas diversas. Após as fases online, acontece a etapa final e presencial em Campinas.
Ranking de medalhas:
Rio Grande no Norte (20)
Pernambuco (15)
Ceará (14)
São Paulo (12)
Bahia (4)
Piauí (3)
Minas Gerais (2)
Goiás (1)
Pará (1)
Paraíba (1)
Rio de Janeiro (1)
Sergipe (1)
Fonte: Rodrigo de Oliveira – Jornalista. Atendimento, PESSOA. Agência de Relações Públicas