Ferramenta apresentada em feira internacional do setor, em São Paulo, aponta terrenos, imóveis, parques e municípios com potencial turístico e visa atrair investimentos, gerar renda e emprego para os mineiros
O Governo
de Minas, por meio da Invest
Minas – agência vinculada à Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) – lançou na
tarde desta terça-feira (16/4), na WTM Latin America 2024, em São Paulo,
plataforma digital criada para facilitar a identificação de espaços com
potencial para abrigar equipamentos turísticos no estado.
A ação contou com participação do
vice-governador, Professor Mateus, o presidente da Invest Minas, João Paulo
Braga e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira,
entre outras autoridades.
A “Invest Minas Tur” será um facilitador para a
atração de investimentos no setor, uma vez que possibilitará conexão direta dos
investidores com potenciais parceiros.
O objetivo é dar visibilidade às diversas
oportunidades existentes em Minas Gerais, por meio de uma vitrine na qual
proprietários de imóveis e gestores municipais possam apresentar atrativos e,
assim, ampliar as chances de obter recursos para a concretização de
empreendimentos.
“Só tenho que parabenizar todas as equipes que
fizeram parte desse trabalho. Não é à toa que Minas Gerais tem crescido no
turismo. Isso é resultado de muito trabalho. Por isso, parabenizo o Invest
Minas por mais esse feito”, destacou o vice-governador.
Professor Mateus também reforçou o potencial de
desenvolvimento do turismo em Minas, por meio de incentivadores como a agência
de investimentos.
“A gente fica muito feliz com cada
iniciativa, mas em algumas áreas precisamos de grandes investimentos. Esses
grandes investimentos estruturantes, com a atração de grandes players do trade
internacional, passam pela Invest Minas”.
Parcerias
O projeto foi desenvolvido em conjunto, ainda,
pelas secretarias de Estado de Cultura
e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG),
tendo como parceiros a Codemge,
o Sebrae Minas e a Fecomércio, que vão auxiliar na divulgação da plataforma no
interior do estado e na busca por oportunidades de negócios em toda Minas
Gerais.
“A ‘Invest Minas Tur’, ao conectar investidores
e potenciais parceiros, irá propiciar o surgimento de novos negócios, fazendo
com que o turismo siga sendo esse grande gerador de empregos, renda e
desenvolvimento econômico em Minas Gerais”, destacou o secretário de Estado de
Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
Números
Desde 2022, o Governo de Minas, por meio da
Invest Minas, tem trabalhado de forma ativa na atração de investimentos para o
turismo no estado, alcançando a marca de R$ 3,7 bilhões atraídos no período, e
mais de 20 mil empregos gerados.
A plataforma “Invest Minas Tur” foi desenvolvida
completamente in house, ou seja, com a própria equipe de TI da Agência, que
buscou uma solução digital para apresentar os produtos de maneira mais
eficiente, compondo um portfólio vivo das potencialidades turísticas.
“Nossa intenção é que este seja um projeto
piloto para que possamos fazer o mesmo com outros setores da economia e, assim,
promover o desenvolvimento de uma forma ampla e dinâmica”, destaca o presidente
da Invest Minas, João Paulo Braga.
Como funciona
O sistema será autogerido pelos usuários, que
poderão fazer buscas ou cadastrar as suas oportunidades, como terrenos e
imóveis públicos ou privados, diretamente na plataforma.
“A ferramenta irá permitir direcionar melhor as
oportunidades, gerando valor para o turismo e renda para as comunidades”,
explicou a assessora estratégica para a Economia do Turismo da Invest Minas,
Anamélia Tagliaferri.
A plataforma permite fazer a busca utilizando
diversos filtros, como por tipo de oportunidade (terrenos, prédios, parques,
turismo rural, de natureza, de saúde, etc), tipo de operação (venda, cessão,
doação, etc) e situação (se está em funcionamento, em fase de projeto,
desativado, etc).
Além disso, disponibiliza um mapa com os
municípios destacados, a fim de estimular a vocação local para o turismo.
Exporta Minas
Outro anúncio feito pelo Estado na feira é o
Exporta Minas. Desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais
(Codemge), o objetivo é diversificar as exportações dos produtos mineiros, em
especial, aqueles que compõem a cozinha mineira.
“Precisamos lembrar que para isso a produção
deve ser certificada. Precisamos estar aptos a exportar, não é
simplesmente incentivar. Temos que nos preparar, nos capacitar, fazer com que o
pequeno se torne médio, que o médio ganhe uma estrutura, mas não perca o artesanal.
Todas essas riquezas gastronômicas que estamos vendo aqui estarão nos próximos
anos disponíveis em outros países”, disse o vice-presidente da Codemge,
Leonardo Bortoletto.
O ExportaMinas é inspirado no modelo francês de
difusão da cultura alimentar pelo mundo. Em um primeiro momento, o programa
pretende estruturar serviços de assessoria técnica aos produtores locais e
instalar “casas da gastronomia mineira” nos principais mercados mundiais, como
Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.
A meta em cinco anos é habilitar para exportação
os principais produtos da gastronomia mineira com utilização do “Selo
Verde”.
No programa, quatro passos serão importantes
para viabilizar a exportação de produtos típicos mineiros.
Primeiramente, será preciso identificar os
produtores com afinidade com o projeto. Depois, serão construídas parcerias
para tratar os entraves já identificados. O terceiro passo será a elaboração do
projeto-piloto, franquias de Minas no mundo e, por último, a replicação do
projeto para outros produtores mineiros e setores da economia.
Representação da gastronomia mineira
Durante a participação na feira, Professor
Mateus comandou o Cozinha Viva, com o prato “risoto uai”, costelinha ao molho
de goiabada defumada.
No estande de Minas no evento, a cozinha mineira
está sendo apresentada por time 100% feminino. São três chefs mineiras
cozinhando delícias típicas do estado, levando toda a mineiridade para São
Paulo. Elas ajudaram o vice-governador a fazer a receita, servida para os
visitantes.
“A cozinha mineira é central, não é à toa que os
nossos estandes têm a cozinha no centro. Também não é à toa que nós estamos
sempre falando da cozinha mineira. A cozinha é um traço da nossa identidade
mineira. Tudo que ocorreu aqui hoje foi uma coisa encantadora. Ter a
oportunidade de cozinhar do lado da Val, do lado de dona Marlene, da Lia, da
Pri, que são pessoas que põem carinho, coração no que estão fazendo”,
declarou Professor Mateus.
Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG