Kalil cresce nas intenções de voto e Minas Gerais deve decidir a eleição no segundo turno

42
0
COMPARTILHAR

Levantamento do instituto Real Time Big Data, divulgado pela Record TV, indica que o candidato do PSD tem 36% das intenções de voto. Romeu Zema tem a maior rejeição entre os eleitores mineiros

17/09/2022 Brasil. MG. Teófilo Otoni. O candidato ao governo do Estado de Minas Gerais, pela COLIGAÇÃO JUNTOS PELO POVO DE MINAS GERAIS, Alexandre Kalil (55), participa de carreata na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Foto: Rodrigo Lima / COLIGACAO JUNTOS PELO POVO DE MINAS GERAIS

Pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada nesta sexta-feira (16/09) pela Record TV indica que Minas Gerais terá segundo turno nas eleições deste ano na disputa pelo Governo do Estado.

O candidato pelo PSD, Alexandre Kalil, aparece com 36% das intenções de voto, dois pontos acima do levantamento anterior do instituto, que havia sido divulgado no dia 19 de agosto. Já o senador Carlos Viana (PL) aparece com 9%, mesmo percentual da rodada anterior. 

O governador e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), aparece com 45% da preferência do eleitorado, um ponto a menos do que no mês passado. O candidato do PSDB, Marcus Pestana, tem 2%, e a candidata do PSOL, Lorene Figueiredo 1%.

Esses números indicam que a disputa será decidida no segundo turno, entre Kalil e o atual governador. Esses dados são da pesquisa estimulada.

Rejeição maior é de Zema

Romeu Zema lidera a pesquisa, mas também é o com maior rejeição entre os eleitores. Entre os entrevistados, 35% afirmam que não votariam no candidato do NOVO em hipótese alguma.

No levantamento feito sem apresentar nomes aos eleitores, Romeu Zema tem a preferência de 27%, Kalil 16% e Viana 4%. Os indecisos ainda somam 39%.

Aliados

O Instituto Real Time Big Data também levantou como ficam os votos dos candidatos ao Governo de Minas, quando os eleitores são informados das alianças deles com os candidatos das disputas presidenciais.

Alexandre Kalil aparece em primeiro lugar, com 42% dos votos, quando o eleitor sabe que ele tem o apoio do ex-presidente Lula. Romeu Zema cai para 35% quando o entrevistado é informado de que ele está junto com o candidato do seu partido, Felipe D’Ávila (NOVO).

Já o senador Carlos Viana sobe dez pontos, e fica com 19% das intenções de voto, quando o eleitor é informado de que ele está com o presidente Bolsonaro, também filiado ao PL.

Foram ouvidos 1.200 eleitores nos dias 14 e 15 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Record TV, e está registrada no TSE sob o número MG-03878/2022.

Foto: Rodrigo Lima / Coligação Juntos pelo Povo de Minas Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório