IBGE e CNM assinam acordo de cooperação para o Censo 2022

57
0
COMPARTILHAR
Presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, em discurso na sessão inaugural da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Foto: Marck Castro/Agência CNM

No mesmo dia em que comemorou um ano à frente do IBGE, o presidente Eduardo Rios Neto assinou na terça-feira (26), em Brasília, o convênio que fortalece a parceria entre o Instituto e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), visando à troca de informações entre as duas instituições na realização do Censo 2022, que começa em 1º de agosto.

O acordo foi firmado na sessão de abertura da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela CNM, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O evento contou com a participação de mais de 3 mil prefeitos de todo o país. “As parcerias municipais configuram as veias abertas do IBGE no território brasileiro”, definiu Rios Neto, em breve discurso.

“Sem informação não há planejamento, e essa informação para a cidadania é a missão do IBGE”, enfatizou o presidente para uma plateia formada sobretudo por gestores municipais, como prefeitos, vereadores e secretários. Também estavam presentes diretores do Instituto e chefes de unidades estaduais do IBGE.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, ressaltou a parceria de longa data com o IBGE e enfatizou a importância dos dados fornecidos na divisão dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios, uma transferência constitucional da União para os estados, que fazem o repasse aos municípios. “O Fundo exige números precisos para a divisão de cotas. E cada cota representa entre R$ 2,5 milhões e R$ 3 milhões anuais no caixa da prefeitura”, explicou. “Cabe às prefeituras ajudarem o IBGE no trabalho de recenseamento de cada cidadão”, ressaltou.

Durante a XXIII Marcha, o IBGE também conta com um estande de 16 metros quadrados para atendimentos aos prefeitos e ao público em geral, divulgando os produtos, informações e demais ferramentas que podem auxiliar na fundamentação de políticas públicas municipais. Um telão de led, com mais de 3 metros de altura, chama a atenção do público para a importância do Censo 2022, apresentando imagens do Teste Nacional do Censo, realizado em novembro do ano passado nas 27 unidades da federação. Material impresso (panfletos e livretos) também está disponível aos visitantes do estande.

Ainda no âmbito da Marcha, será oferecida uma sessão com informações técnicas sobre como as prefeituras poderão contribuir com o Censo Demográfico 2022. A participação do IBGE no evento consolida de maneira efetiva a missão do Instituto.

Fonte: MG-IBGE MG Informa <ibgeinforma.mg@ibge.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório