Monte Santo de Minas, é considerada tradicional pela cultura musical
Podemos destacar pessoas que se despontaram no cenário da música tendo alguns artista de renome nacional, não poderia deixar também ter a tradicional banda do coreto, uma das cooperações mais antigas do território nacional, que durante anos da sua história fez a alegria do povo de Monte Santo de Minas, denominada Corporação Santa Cecília.
Porém com o passar dos anos as bandas civis sempre tiveram suas dificuldades em manter sua sobrevivência, uma vez que, havia a dependência de um órgão público ou privado para a sua manutenção, principalmente no tocante dos instrumentos de sopro e percussão, quanto a contratação de um profissional técnico ou um maestro responsável para a liderança musical do grupo, formação de novos música, sendo talvez estes um dos principais problemas da atual situação das bandas das cidades interiores.
Preocupados com a cultura musical de Monte Santo de Minas, em Dezembro 2017, a gestão do município teve a iniciativa de retomar esta cultura de bandas de música, realizando a contratação de um profissional professor/maestro de banda para iniciar um trabalho de formação de base, ou seja, formar uma banda de música jovem.
Dado início em 2018, realizou – se um processo de licitação para a compra de todos os instrumentos de sopro (flauta transversal, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, tuba) e instrumentos de percussão (bateria acústica, bumbos, caixas e pratos), bem como a divulgação do projeto nas escolas públicas, uma vez que o projeto teve como uma das suas prioridades, oportunizar as crianças do município, ou seja, além de ser um projeto voltado para a formação musical dos jovens.
Visou-se também uma ação social para a comunidade, onde as aulas acontecem de forma gratuita, realizando também, o empréstimo do instrumento devidamente documentado, por se tratar de um patrimônio público.
Durante todo ano de educação musical, com uma metodologia atual em educação musical para a formação da banda música, em Dezembro de 2018 foi realizada a primeira apresentação da Banda com músicas de cunho natalino, com uma formação de trinta integrantes entre os naipes de sopro e percussão, tendo como o nome de “Banda Infanto Juvenil de Monte Santo de Minas.”
Dando continuidade aos trabalhos musicais em 2019 com a formação de repertório, a Banda realizou várias apresentações em escolas municipais, no distrito de Milagre e em cidades vizinhas como Guaranésia, Guaxupé, Bom Jesus da Penha.
Também em 2019 no mês de maio, através da Lei Municipal 2.180/2019 a corporação musical passou a ser denominada de “Banda Municipal Hilário Guidorizzi” em homenagem a um músico de grande importância na cidade, visto que Hilário Guidorizzi teve grande influência no cenário musical de Monte Santo de Minas.
Atualmente segue a grande vapor as aulas de música e ensaios, duas vezes por semana na tradicional casa “Esquina da Arte” situado a rua Doutor Pedro Paulino da Costa, nº 10. Composta com 35 integrantes, contando com um professor/maestro responsável em ministrar as aulas de músicas na formação prática dos alunos e a elaboração de arranjos para a formação e ampliação do repertório.
Fonte: Prefeitura Municipal de Monte Santo de Minas