FAESP lança Painel de Dados para auxiliar produtores rurais

24
0
COMPARTILHAR

Site conta com banco de informações estratégicas sobre mercado e atividades agropecuárias, com foco no estado de SP

Por Redação

Com objetivo de auxiliar os produtores rurais nas tomadas de decisões e levar informações para todos os agentes do setor agropecuário, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) lançou o Painel de Dados. Desde já, a plataforma consolida estatísticas importantes relativas ao agronegócio, bem como análises econômicas e boletins técnicos. Além de estudos sobre temas relevantes para o setor, que serão periodicamente atualizados.

Em primeiro lugar, o painel é dividido em três seções: Indicadores Econômicos, Produção Agropecuária e Análises e Publicações. O departamento econômico da FAESP elaborou a plataforma.

Painel de Dados

A princípio, a seção Indicadores Econômicos reúne informações sobre preços, custos de produção, mercado de trabalho, PIB – Produto Interno Bruto, VBP – Valor Bruto da Produção. E, ainda, comércio exterior e outras estatísticas fundamentais para o acompanhamento do setor agropecuário.

Sobretudo, os dados relativos às produções agrícola e pecuária, como área plantada, volume de colheita, rendimento das lavouras e rebanho, encontram-se na seção Produção Agropecuária. Que também dispõe de uma radiografia dessas atividades no estado de São Paulo, com mapeamento dos principais municípios produtores.

Ainda assim, a seção de Análises e Publicações vai disponibilizar todas as análises econômicas, os estudos e os boletins elaborados pelo Departamento Econômico da FAESP.

Agronegócio nacional

De forma geral, o Painel de Dados traz balanços sobre as diversas cadeias produtivas do agronegócio nacional. Como soja, milho, algodão, café, hortaliças, bovinocultura, avicultura e demais atividades pecuárias.

No entanto, prioriza o Estado de São Paulo, com informações também sobre cadeias cuja produção é majoritariamente paulista, a exemplo de amendoim e laranja.

“A ideia é reunir na mesma plataforma um sistema analítico de dados com a finalidade de fornecer conhecimento sobre o agronegócio. E subsidiar as decisões estratégicas dos produtores rurais e de outros agentes do setor agropecuário”, destaca Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.

Estatísticas

Em suma, a FAESP produz as análises constantes no Painel de Dados. Com base em estatísticas coletadas e publicadas por órgãos oficiais de pesquisa e entidades do agronegócio.

Como, por exemplo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). Além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Por fim, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e o Instituto de Economia Agrícola (IEA-SAA/SP).

Conhecimento

“A FAESP coleta dados secundários de diversas fontes relevantes para o setor, realiza o tratamento desses dados e transforma-os em conhecimento por meio deste painel. Onde a visualização é facilitada e interativa. Após essa primeira camada de dados, a FAESP expandirá as pesquisas para gerar dados primários, de maior frequência, a fim contribuir com a inteligência de mercado e orientação à tomada de decisão no campo”, relata Cláudio Brisolara, gerente do Departamento Econômico da FAESP.

Extraído do hub do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório