Em nota, presidente da ALMG defende a democracia

21
0
COMPARTILHAR

Texto foi divulgado após videoconferência com dirigentes de outras assembleias, que tratou da situação política do País

Agostinho Patrus se manifestou sobre o momento político do País e defendeu os valores democráticos – Foto:Sarah Torres

Após reunião realizada nesta segunda-feira (1º/6/20), em videoconferência com presidentes de outros Parlamentos estaduais brasileiros, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), divulgou nota defendendo a união entre os entes públicos para o combate à maior crise sanitária já enfrentada na história recente, além de lembrar que os valores democráticos têm igual importância para todas as instituições.

O encontro desta segunda incluiu dirigentes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e do Colegiado de Presidentes das Casas Legislativas. Atual secretário-geral do Colegiado, o deputado Agostinho Patrus sugeriu, no encontro, que as entidades representativas dos parlamentos estaduais se manifestassem oficialmente sobre as dificuldades vividas pela sociedade e pela democracia brasileiras.

A sugestão do parlamentar mineiro foi acolhida pelos demais participantes da videoconferência: o presidente do Legislativo goiano e do Colegiado de Presidentes, deputado Lissauer Vieira; a presidenta da Unale, a deputada baiana Ivana Bastos; e os presidentes das Assembleias do Amapá, Kaká Barbosa; da Bahia, Nelson Leal; do Ceará, José Sarto; do Mato Grosso, Eduardo Botelho; do Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa; da Paraíba, Adriano Galdino; de Pernambuco, Eriberto Medeiros; do Piauí, Themístocles Filho; do Rio Grande do Sul, Ernani Polo; de Roraima, Jalser Renier; e de São Paulo, Cauê Macris. Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, também participou da reunião o deputado Gustavo Carvalho.

Na nota divulgada pelo presidente da Assembleia de Minas, o deputado mostra preocupação com o atual cenário político.

“Presenciamos conflitos que vêm emergindo e se tornando rotineiros entre os Poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário federais. Testemunhamos, ainda, sinistras manifestações em lugares públicos, com pautas antidemocráticas e avessas à liberdade, por vezes pregando golpes e a restrição da autonomia do cidadão”, registra o texto.

Antes do texto, publicado pelo deputado em seu perfil oficial no Twitter, ele explica a motivação de seu posicionamento: “Democracia pressupõe liberdade, possibilita o contraditório, significa respeitar o outro e outras formas de pensar. Sou filho de um Estado que tem na liberdade, diversidade e pluralidade suas maiores características e não posso deixar de me manifestar neste momento tão grave”, afirmou. Diante disso, ao final da nota, o presidente da ALMG conclama as mineiras e os mineiros a se unirem em defesa da democracia, da liberdade, do bem comum e da paz social. “O funcionamento pleno e autônomo da imprensa, das diversas Casas Legislativas, do Judiciário, do Ministério Público e dos demais Poderes constituídos garante a estabilidade necessária à promoção do bem comum e da paz social, tão fundamentais neste momento”, afirmou, também por meio de seu perfil na rede social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório