Cooxupé e SMC promovem palestra sobre cafés especiais para os cooperados

213
0
COMPARTILHAR
Palestra sobre cafés especiais é ministrada a cooperados da Cooxupé

 

Quais as diferenças no pós-colheita para se conseguir mais qualidade no café? Para explicar todos os processos e como conseguir a melhoria da qualidade do café e as diferenças dos cafés especiais, a Cooxupé e a SMC – empresa controlada pela cooperativa que cuida especificamente da comercialização de cafés especiais – estão promovendo um circuito de palestras sobre o tema com o Prof. Flávio Meira Borém da UFLA Universidade Federal de Lavras.

O encontro contou com a participação de mais de 1000 cooperados das cidades de Guaxupé, Alfenas, Carmo do Rio Claro, São José do Rio Pardo e Alpinópolis entre os dias 2 e 4 de maio.

Com mais de 30 anos de experiência na área, Flávio Borém destacou na palestra pontos importantes para se conseguir a qualidade no café e cuidados com os manejos do pré, durante e o pós-colheita, na formação do cafezal, com as pragas, cuidados com os equipamentos e armazenagem e as diferenças dos cafés especiais em sabor e outras características.

Cooperada em Guaxupé, Marta da Silva Ferreira destacou o conteúdo apresentado pelo professor e a iniciativa da cooperativa. “No encontro conseguimos ver que por trás de toda a informação há muitas pesquisas e experiências. O conteúdo foi enriquecedor e nos trouxe um estímulo para realizar as técnicas que são a finalização merecida ao processo de produção de cada ano”, comentou.

Participando do encontro em Carmo do Rio Claro, o cooperado Breno Correa Peres Neto, disse que os produtores da região não acreditam que é possível fazer um café diferenciado. “A palestra foi muito boa, principalmente para nossa região pois mostrou que podemos fazer um café especial sim. Se tivermos um cuidado específico com o café e conseguirmos colocar em prática os ensinamentos iremos conseguir produzir excelentes cafés”, disse.

Em Alpinópolis, o encontro aconteceu no dia 3 de maio e para o cooperado Roberto Penteado de Camargo Ticoulat foi claro e objetivo. “A palestra foi ótima e trouxe muitas informações sobre os tratos de terreiro para conseguirmos mais qualidade na nossa produção. O debate também foi muito útil com a participação de todos”, falou.

Já a cooperada Idelma Lúcia de Carvalho de Alfenas, disse que acredita que a agricultura está mudando e que a palestra mostrou isso. “Buscar conhecimento acrescenta muito para abrir a mente e fazer algo novo. A palestra foi uma das melhores que participei. A qualidade está sendo levada em conta e o consumidor brasileiro está aprendendo a saborear um café melhor. Para nós é importante aprender a produzir um café acima do padrão e de qualidade”, acrescentou.

Em São José do Rio Pardo, a cooperada Leonor Dupas que foi acompanhada pela filha Liliana Deperon, agradeceu pelas informações e pela palestra. “O sucesso não é algo que a gente ganha. É algo que a gente consegue com grande esforço, dedicação e tendo bons parceiros. A parceria com a Cooxupé sempre nos oferece boas experiências e neste caso foi fundamental para que possamos conquistar a excelência no café”, disse.

A equipe da SMC participou da palestra e apresentou os números de 2017 do Programa de Cafés Especiais. A Diretoria da Cooxupé e da SMC estão empenhadas em levar este benefício do Programa de Cafés Especiais a um número cada vez maior de cooperados e promove, ainda no mês de junho, a palestra nas cidades de Rio Paranaíba, Patrocínio, Monte Carmelo e Araguari no Cerrado Mineiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório