Cooxupé discute os desafios do agro em tempos de pandemia durante webinar

236
0
COMPARTILHAR

No evento online, realizado em 15 de junho pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), presidente da cooperativa afirmou que a digitalização será a grande mudança após a pandemia

Carlos Augusto Rodrigues de Melo

O avanço das novas tecnologias e o processo de digitalização nas relações produtivas serão as grandes mudanças na produção do agronegócio após o período da pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus), segundo avaliação de Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé. A afirmação ocorreu durante sua participação no webinar “Agro: Dentro da Porteira – desafios da produção agrícola nacional em tempos de pandemia”, realizado no dia 15 de junho, pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio).

“A grande mudança que teremos com esse evento da pandemia é a digitalização. A Cooxupé está realizando um planejamento estratégico para os próximos anos e uma das ações mais significativas é a da digitalização. Isso avança com uma velocidade inesperada. As vendas online dos produtores cresceram de forma avassaladora. Acreditamos que essa facilidade de acesso aos canais vai mexer com toda estrutura de negócios”, afirma Melo.

De acordo com ele, o segmento do café apresenta uma característica de adaptação muito forte e contínua, que teve início com a implementação dos processos de certificação nos sistemas de produção e que é favorecido por essas oportunidades.

“No café sentimos a necessidade de selos e certificações. Nas últimas duas décadas, um grande volume de cooperados e produtores que aderiram aos modelos estão se dedicando e preparados para a produção de um café de alto nível e qualidade”, diz Melo. 

Para o presidente, a Cooxupé, que conta com cerca de 15 mil cooperados e tem uma estrutura envolvendo cerca de 2.400 colaboradores, é a demonstração de que o cooperativismo é o caminho para a proteção e manutenção dos produtores, principalmente, de pequeno porte.

“Os pequenos produtores precisam das cooperativas para garantir a igualdade para concorrer com os grandes players no mercado e para dar essa proteção. Apesar das incertezas provocadas pela pandemia, até o momento, as políticas de crédito estão sendo bem conduzidas e os cooperados estão sabendo administrar os contratos. Nosso cooperado se preparou e grande parte dessa safra já está encaminhada, o que pode amenizar os eventuais problemas que possam surgir no futuro. No entanto, temos que driblar esse momento com sabedoria e estamos ganhando dos outros porque o nosso agro é forte”, ressalta Melo.

Para assistir ao webinar completo, que também contou com a presença de André Guillaumon, presidente da BrasilAgro, da pecuarista Carmen Perez e de Marcelo Brito, presidente da ABAG, basta acessar o vídeo pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-z_z1MIejXo .

Desafios do agro em tempos de pandemia durante webinar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório