Colunistas | Thiago Corteis | Métricas da vaidade no Marketing Digital

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Quem trabalha ou se interessa pelo Marketing Digital certamente já se informou sobre a importância das métricas das ações na internet. Afinal, com esse trabalho, é possível avaliar a eficiência das estratégias de divulgação. Porém, as métricas da vaidade podem se tornar um problema ao avaliar os indicadores errados. Existem diversos dados que ajudam a tomar as decisões do marketing online. Porém, algumas das informações não têm relevância direta para a sua estratégia, mas acabam sendo levadas em consideração devido ao preciosismo dos profissionais da área.

Acessos ao site: Algumas métricas são extremamente valorizadas, mas se não forem analisadas corretamente perdem a sua importância. O acesso ao site é um exemplo disso e pode facilmente iludir um analista ou empresário. O seu site pode ter 20 mil acessos em um só dia, o que, certamente, arrancará um sorriso em um primeiro momento, mas 95% das pessoas que acessaram ficaram apenas poucos segundos conectadas. Um resultado ruim e que não garante novos negócios. Para que essa métrica tenha valor é preciso avaliar quantos desses acessos se tornaram compradores.

Pessoas alcançadas no post patrocinado: Perceber que o seu conteúdo nas redes sociais chega a um número grande pessoas pode até ser estimulante, mas isso não garante que os seus seguidores estão realmente consumindo aquele conteúdo e que a sua estratégia está dando resultados para a sua empresa. Pense assim: se você está impulsionando seus posts, não basta ver quantas pessoas foram atingidas, mas sim como elas estão engajando com o seu conteúdo. Para medir melhor o resultado é importante avaliar a quantidade de interações que ocorreram com a sua postagem. Isso indica que as pessoas estão assimilando e gostando do seu conteúdo, além de contribuir para o aumento do alcance orgânico das suas publicações.

No final, o que importa é a estratégia: um detalhe importante para definir as métricas corretas para acompanhar, é definir muito bem qual é o objetivo final. Se sua estratégia é vender mais em um e-commerce, o que realmente importa é o número de pessoas que chegaram até o final da compra, mas se sua empresa está lançando um produto na internet, as visualizações de um vídeo podem ser o detalhe mais importante.

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Fonte: Casa de Imagem Marketing Digital

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