Colunistas | Professor Adhemar | A FORÇA do AMOR

39
0
COMPARTILHAR

O amor é o elo que mantém coesa a humanidade. Quantos livros, músicas e obras de arte o amor tem inspirado? Muitas são as tentativas de definir o amor, mas todas elas são inadequadas. Para entender o que é o amor, temos que entender o que ele não é: ódio, violência, ambição ou competição. Não é paixão. Esta se baseia em características externas e é uma mera forma de conquista que satisfaz uma necessidade pessoal, invariavelmente sucedida pela decepção.

Uma mulher, por exemplo, se casa com um homem porque ele é bonito, e depois diz que ele só pensa na sua aparência; porque é inteligente, e depois se sente burra e o acusa de se achar o dono da verdade, porque ele é seguro e sensível, e depois o considera chato e estúpido por causa do dinheiro, e depois se sente infeliz porque o marido só pensa nos negócios; porque ele é sexy, e depois reclama porque as outras mulheres o consideram sexualmente atraente. E a lista prossegue indefinidamente. Esses exemplos não tratam de amor, mas de paixão, e podem ser usados igualmente para um homem.

Amor não sexo. Você pode fazer sexo sem amor ou amor sem sexo, mas quando os dois estão combinados, o resultado é uma experiência espiritual bela e inigualável. Então, você me pergunta: que é o amor? O amor é a força unificadora, atrativa e harmonizadora do universo. Amar é o desejo de estimular uma pessoa a ser tudo que ela pode ser. É ajudar a outra pessoa a crescer emocional, mental e espiritualmente. Acima de tudo, amar é conceder ao outro total liberdade para ele ser ele mesmo e aceitá-lo sem tentar modificá-lo. O problema de muitos relacionamentos é que o amor é unilateral. Para que um relacionamento seja equilibrado, você precisa dar, mas também esperar receber. Tanto as suas necessidades quanto as do seu parceiro precisam ser satisfeitas. A compulsão de oferecer o tempo todo sem esperar retribuição, ou o contrário, não favorece o verdadeiro amor.

Em um relacionamento, é importante preservar o amor. Para fazer isso, é necessário que compreenda que vocês dois não são um casal, uma dupla ou qualquer outra coisa desse tipo. Apesar das numerosas imagens poéticas é literalmente impossível fundir dois seres humanos em um. Vocês são apenas pessoas distintas que têm muita coisa para compartilhar. Você chegou a este mundo sozinho, e assim partirá dele.

Prometer amar uma pessoa para sempre é a mais absoluta insensatez. Embora seja bonito ouvir alguém dizer que tem essa intenção, essa é uma promessa sem fundamento. Pense a respeito disso por um instante. Você pode ter certeza de que a pessoa que ama vai amar você para sempre, não importa o que ele ou ela possa dizer; o amor é uma experiência vivida a cada momento.

O amor de ontem já foi consumido, o de amanhã ainda não está aqui e o de hoje precisa ser conquistado. O amor o fará alcançar a dimensão mais elevada. Eu amo tudo o que faço. Amo o meu trabalho. Amo lecionar. E amo escrever estas palavras para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório