Colunistas | Prof. Esp. Melissa de Figueiredo | A semana da “Inclusão”.

64
0
COMPARTILHAR
Prof. Esp. Melissa de Figueiredo Pedagoga Graduada em letras/libras Pós-graduada em tradução/interpretação de libras Docente de libras (língua brasileira de sinais) Unifran

 

Patrocínio Paulista:- Na semana de 21 a 28 de agosto de 2018, comemora-se a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. O objetivo é estimular o debate e colocar a sociedade em reflexão sobre a importância da inclusão. Seria uma semana de realizações e alegrias se esse termo realmente fosse entendido e seguido como deveria ser.

O que significa, de fato, incluir? Em suma, quer dizer tornar parte de uma classe de pessoas, passar a pertencer a um grupo. Podemos então pensar, de maneira bastante “simples”, que temos duas classes de pessoas. As que têm deficiência, e as que não têm. Sendo assim, será que essas pessoas deficientes estão realmente sendo incluídas? Será que elas se sentem integrantes de um grupo, onde muitas vezes são motivo de piadas e olhares tortos. Será que existem políticas públicas eficazes, pensadas na condição de cada indivíduo, levando em consideração suas necessidades específicas? São questionamentos que precisam de uma reflexão, de um olhar diferenciado e muitas vezes crítico para buscar respostas coerentes e que possam efetivamente levar uma melhor qualidade de vida a essas pessoas. É importante pensarmos na seguinte questão: o que estou fazendo para praticar a inclusão? Seja em qualquer setor: educação, saúde, assistência social, arte e cultura. Para que isso aconteça, é preciso a participação de todos. Através dessa semana, o movimento por direitos cresce e se fortalece. Por isso é tão importante que as pessoas lutem unidas e busquem a conscientização da necessidade de recursos de apoio. Só assim será possível vencer as batalhas do cotidiano. Engajados nessa luta não deixemos nosso “lado humano” se esfacelar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório