Colunistas | Prof. Esp. Melissa de Figueiredo | Acessibilidade: Que palavra é essa?

99
0
COMPARTILHAR
Prof. Esp. Melissa de Figueiredo Pedagoga Graduada em letras/libras Pós-graduada em tradução/interpretação de libras Docente de libras (língua brasileira de sinais) Unifran

 

Patrocínio Paulista:– A vida é cheia de obstáculos, isso todo mundo sabe. Mas muita gente não sabe que muitos desses obstáculos do dia a dia, poderiam ser evitados se as pessoas estivessem ligadas na palavra acessibilidade.

Acessibilidade é tornar o mundo acessível, fazer com que todos possam ir e vir, com segurança e autonomia. Acessibilidade é o direito de usar os espaços e serviços que a cidade oferece, independente da capacidade de cada um.

Parece óbvio, mas na prática, exercer o direito de acessibilidade pode ser bem complicado. Uma criança, por exemplo, precisa de uma cidade onde ela possa ser levada para passear sem dificuldades.

O deficiente auditivo tem o direito de receber as mesmas informações que o ouvinte, através do intérprete de libras. O deficiente visual tem o direito de se locomover e exercer sua autonomia de vida através de recursos como piso e mapa tátil. Nós precisamos de um mundo onde o que é necessário esteja ao nosso alcance. Seja nossa limitação temporária ou definitiva todos nós, em algum momento da vida, precisamos de acessibilidade. Ser acessível, também é conviver com as diferenças.

Vemos com frequência, diversos movimentos em favor de inclusão e acessibilidade. Porém isso só terá efeito com a participação e aceitação afetiva de toda a população, pois é uma conquista. Então, você, cidadão que necessita de acessibilidade, exija o seu direito. É dever dos órgãos públicos e da comunidade oferecer essa condição à sociedade. O mundo onde vivemos pode ser melhor e diferente. Torná-lo acessível é um compromisso de todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório