Colunistas | Prof. Dr. Daniel dos Santos | Celular: “como utiliza-lo para aumentar o nível de atividade física e assim promover saúde.”

109
0
COMPARTILHAR

Patrocínio Paulista:– Na última semana foi abordado a influencia do sedentarismo no desenvolvimento de doenças crônicas. Na matéria de hoje, será apresentado alguns aspectos sobre a prática de atividades físicas e a utilização do celular como estratégia para sair do sedentarismo.

Atualmente tem-se sugerido que todos os indivíduos devem praticar alguma atividade física. Neste sentido, são propostas algumas diretrizes para que as pessoas sejam classificadas como fisicamente ativas. Segundo a Organização Mundial de Saúde1, os adultos entre 18 à 64anos, devem realizar no mínimo 150 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica por semana ou pelo menos 75 minutos de intensidade vigorosa de atividade física aeróbica por semana. Pode ser também uma combinação equivalente de atividade moderada e de intensidade vigorosa. Em relação às atividades de fortalecimento muscular, estas devem ser feitas envolvendo grandes grupos musculares em dois ou mais dias por semana. Todas estas recomendações têm o objetivo melhorar as funções cardiorrespiratórias e musculares, ossos, reduzir o risco de DNT e depressão.

Outra recomendação quanto ao nível de atividade física, proposta pelos pesquisadores Tudor-Locke e Bassett 2, indica quantos passos devem ser realizados por dia. Estes pesquisadores que estudam a relação entre o número de passos por dia e o sedentarismo propõe que uma pessoa deve ser considerada fisicamente ativa, quando realiza no mínimo 10.000 passos por dia.

A partir daí surge a pergunta… Como saber quantos passos realizamos por dia? Um estudo recente realizado por Walsh et al3 demonstrou que um aplicativo de celular pode aumentar significativamente a atividade física em adultos jovens. Ou seja, os aplicativos de celular podem medir o número de passos e nos motivar para sairmos do sedentarismo. Nas lojas Play Store e Apple Store é possível encontrar diversos aplicativos, tanto para Android, quanto para iOS. É só digitar a palavra pedômetro, escolher o aplicativo, instalá-lo no seu celular e inserir seus dados pessoais, como idade, massa corporal total, estatura. A partir daí, leve seu celular durante seus deslocamentos a pé e monitore sua atividade física.

O desafio inicial é começar a se deslocar sem depender exclusivamente de veículos, escadas rolantes elevadores, etc. Após tomar esta decisão, coloque uma meta que seja alcançável em um primeiro momento, como 5000 passos-dia no primeiro mês; 6000 passos-dia no segundo, até alcançar a meta de 10.000 passos-dia. Por fim, aproveitem o final do ano. Feliz Natal e um próspero Ano Novo. No início de 2018, iremos abordar sobre como perder os “quilos” decorrentes das festas de final ano.

Fonte: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Estratégia global sobre dieta, atividade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Campo obrigatório