A colheita da safra de café arábica chegou a 85,48% nas áreas de atuação da Cooxupé. Na semana passada os trabalhos estavam em 79,84% da área. Após início de safra com atraso, a colheita do ciclo 2022 está semelhante ao do ano passado.
Por área, em São Paulo a colheita estava em 74,20%, Cerrado Mineiro com 82,79% e no sul de Minas Gerais em 88,28%.
O foco do Brasil continua sendo o pós-colheita para agregar valor à bebida. O clima tem ajudado nessa etapa dos trabalhos e a safra vai se consolidando com quebra expressiva nas principais áreas de produção.
Com relação ao mercado, as preocupações com a oferta brasileira voltaram a dar suporte aos preços. Essa semana tem sido de valorização e a principal referência na Bolsa de Nova York (ICE Future US) ultrapassava os 230 cents/lbp na manhã desta quarta-feira (24).
Analistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas afirmam que os fundamentos continuam sólidos e as atenções se voltam agora para a expectativa do retorno da chuva no parque cafeeiro. O produtor continua operando com mais cautela e a medida que precisa fazer caixa. A tendência é que com a entrada da safra brasileira, em meados de setembro, o mercado volte a ter mais liquidez.
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas
Foto: G1 Globo